Geral

10ª edição do Governo Presente realiza mais de 42 mil atendimentos no Agreste de AL

16/10/2019
10ª edição do Governo Presente realiza mais de 42 mil atendimentos no Agreste de AL

A 10ª edição do Governo Presente, realizada entre os dias 3 e 5 de outubro em nove municípios do Agreste alagoano, ultrapassou a casa dos 42 mil atendimentos. Dessa forma, a iniciativa  – somadas às nove edições anteriores do Programa, coordenado pelo Gabinete Civil e que tem levado cidadania a milhares de alagoanos desde 2015 – já atendeu cerca de 230 mil alagoanos.

O anúncio foi feito nessa terça-feira (15) pela coordenadora do Governo Presente, Renata Monteiro, durante o balanço, premiação e confraternização com todos os representantes das secretarias e órgãos parceiros do programa. A solenidade contou ainda com o secretário executivo de Gestão Interna, Felipe Cordeiro, que representou o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, e fez a entrega das premiações.

De acordo com Renata, o número superou as expectativas iniciais, uma vez que era esperado atender algo em torno de 30 mil pessoas nesta edição.

 “A avaliação desta edição é extremamente positiva, porque alcançamos mais de 42 mil pessoas. Foram muitas realizações em vários municípios do Agreste. Somando todas as edições do Governo Presente, ultrapassamos a casa de 229 mil e 200 pessoas atendidas desde que o evento foi implantado em 2015. Queremos agradecer a todas as secretarias por contribuir no sucesso do Governo Presente ”, destacou a coordenadora.

A iniciativa envolveu ações das secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Prevenção à Violência (Seprev), da Educação (Seduc), da Saúde (Sesau), do Trabalho e Emprego (Sete), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Esporte Lazer e Juventude (Selaj), além da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e do Instituto de Identificação.

Os trabalhos do GP se concentraram, sobretudo, nas arenas Cidadania, Saúde e Cria (espaço destinado à Primeira Infância) em Arapiraca, Feira Grande e Craíbas. Além destes, receberam ações diretas do Governo Presente os municípios de Campo Grande, Igaci, Taquarana, Coité do Nóia, Lagoa da Canoa e São Sebastião.

Números comprovam sucesso do GP

Entre os serviços mais procurados nesta 10ª edição estiveram os da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que realizou mais de 22 mil atendimentos, seguido do Programa Primeira Infância o (CRIA), que efetuou mais de 18 mil atendimentos.

 Outro serviço de destaque ficou por conta da outorga de água promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que regularizou a situação de vários produtores rurais que, com a autorização de captação de água, vão poder ter acesso a financiamento bancário. O número foi recorde, alcançando 281 cadastros.

Ainda nesta edição do Governo Presente, o governador Renan Filho fez 21 entregas, incluindo inauguração do CISP no município de Taquarana; e inauguração de Pró-Estrada, com duas obras muito importantes: acesso à Vila São Francisco, em Arapiraca, e acesso à Mata Limpa, no município de Lagoa da Canoa, além do acesso ao Distrito de Curralinho, em São Sebastião.

O governador lançou ainda a 2ª etapa do Programa Dose Certa e entrega de cofinanciamento dos CRAs e CREAs da região, entre outras ações.