Geral

Saúde inicia contratualizações com prestadores de serviços

04/09/2019
Saúde inicia contratualizações com prestadores de serviços

Secretário assinou contratos com 30 prestadores de serviço. Foto: Ascom SMS

Para estabelecer uma ferramenta formal de compromisso entre as partes, o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, iniciou as assinaturas de contratos com prestadores de serviços de assistência à saúde em caráter complementar. Uma solenidade para assinaturas foi realizada na manhã desta quarta-feira (4), no auditório da sede da SMS, no Centro de Maceió.

A assinatura faz parte o processo de contratualização das clínicas e serviços privados e filantrópicos, que atenderam ao chamamento público. Neste processo estão inseridos um ente público (Hospital Universitário), 18 filantrópicos e 83 privados.

“Hoje a gente está comemorando o primeiro lote de assinaturas com os prestadores de serviços. Nós estamos formalizando tudo e não há nenhuma cidade de mais de 1 milhão de habitantes que tenha o que nós vamos oferecer em Maceió, que é um contrato regular com hospitais, clínicas e laboratórios”, explicou o secretário José Thomaz Nonô.

Para o secretário, o processo também representa a relação de confiança entre o Município e todos os prestadores de serviços, o que se converte em um trabalho melhor e mais eficiente. Ele destacou ainda que a assinatura contempla o trabalho de um ano, voltado para identificar quais os procedimentos que têm mais demandas e quais o próprio Município já fornece.

“Está tudo no contrato, o que nós vamos pagar e o que eles vão fazer. Há ainda uma nota distintiva fundamental, está sendo feita essa prestação de serviço não sob a ótica do prestador, mas sob a necessidade da população do SUS de Maceió”, frisou.

Secretário José Thomaz Nonô e Telma Toledo, representante do Centro Nutrir. Foto: Ascom SMS

Foram convocadas para a primeira etapa de assinaturas representantes de 30 clínicas, laboratórios, ambulatórios, hospitais e outras instituições. Os demais prestadores de serviços serão convocados, posteriormente, pela Assessoria Técnica da SMS, para formalização.

“Esse momento é fantástico, pois é um marco histórico para saúde do nosso Estado e até do nosso país. A contratualização para uma capital é uma questão muito importante, e a gestão teve a coragem e a decisão técnica de realmente fazer que todas essas unidades prestem serviços para a comunidade”, relatou a diretora de Planejamento em Saúde, Sônia Moura.

Telma Toledo, presidente do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Nutrir), representou os prestadores de serviço na mesa de composição. Ela destacou a importância de ter o Município de Maceió como um parceiro.

“Nós atendemos 24 comunidades carentes da parte alta da cidade e essa contratualização traz uma garantia, porque se a gente consegue realizar atendimentos na área de Atenção Básica, teremos a segurança que prestaremos esse serviço. Na Nutrir, a gente conta com atendimentos de médicos, psicólogos, nutricionistas, odontopediatras e pediatras, tanto para as crianças como para suas mães”, explicou.

Tinta prestadores de serviço assinaram contrato nesta quarta (4). Foto: Ascom SMS