Geral

Rui Palmeira inaugura escultura do escritor Lêdo Ivo em Jatiúca

03/09/2019
Rui Palmeira inaugura escultura do escritor Lêdo Ivo em Jatiúca

Inauguração da Escultura de Lêdo Ivo
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

O poeta Lêdo Ivo, que tanto destacou o mar de Maceió em sua obra, ganhou um lugar especial à beira mar de Jatiúca, nesta terça-feira, 3, quando o prefeito Rui Palmeira inaugurou a escultura em homenagem ao imortal da Academia Brasileira de Letras. Instalada no Posto 7, a estátua em bronze é o quinto monumento entregue pela Prefeitura de Maceió, em reverência a alagoanos ilustres.

Para o prefeito Rui Palmeira, a entrega de monumentos como este é uma conquista para os alagoanos. “Temos mais um alagoano ilustre abrilhantando a nossa orla marítima e imortalizado aqui. É um poeta conhecido não só no Brasil, mas no mundo e para nós é motivo de muita alegria ver os familiares de Lêdo Ivo recebendo esta homenagem e participando deste momento. Ganha nosso turismo, ganha nossa cultura e ganha nossa história, pois muita gente vai tomar conhecimento de quem foram essas pessoas e a importância delas depois de ver uma das esculturas instaladas na cidade”, disse o prefeito.

Inauguração da Escultura de Lêdo Ivo
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também participou do evento. “É um momento de muita alegria para todos os maceioenses. Lêdo Ivo nos trouxe não só poesia, mas também arte, cultura e literatura. É um pedaço importante da nossa história eternizado na orla da Jatiúca”, disse.

Gonçalo Ivo é filho de Lêdo Ivo e falou sobre a emoção de ver seu pai sendo homenageado na terra que tanto amou. “Representa muito para nós e acredito que representa muito para a cultura alagoana, já que meu pai, apesar de ser um poeta internacional, sempre dizia ser um poeta de Maceió, da terra das Alagoas. Por isso que para nós familiares é um orgulho e, ao mesmo tempo é um reconhecimento que a cidade oferece para quem dedicou a vida inteira a falar de Maceió de uma maneira poética, lírica e muito pessoal.”

Inauguração da Escultura de Lêdo Ivo
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, considera o monumento um presente para a cidade. “É algo que fala muito sobre Alagoas e que dá conteúdo a esta paisagem. Um escritor que tanto falou sobre Maceió merece este reconhecimento e nada mais justo que esteja aqui posicionado perto do mar que ele, por tantas vezes, decantou. A gestão municipal salda uma dívida com este grande poeta da literatura internacional e acreditamos que assim a obra dele vai chegar mais perto dos maceioenses, dos estudantes e que a poesia dele vai ter um novo aconchego na sua própria terra”, pontuou.

Presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, falou o quanto a homenagem representa para a literatura alagoana. “Costumo dizer que nós devemos reverenciar o passado com a alegria do presente. Nós, representantes da  Academia Alagoana de Letras, estamos extremamente felizes com essa homenagem, até porque  Lêdo Ivo foi o ocupante da nossa cadeira 19. Ele enalteceu Alagoas para o Brasil, e o Brasil para o mundo. Estamos aqui em peso, temos vários membros da nossa instituição. Sem ele, nós não seríamos o que somos”, frisou.

Inauguração da Escultura de Lêdo Ivo
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Léo Santana é responsável por materializar o poeta em escultura. O artista plástico também é o autor da escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade, posicionada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. e das outras quatro esculturas de bronze que retratam em tamanho real ilustres alagoanos: Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, inauguradas em 2015 em comemoração aos 200 anos de Maceió, o ator Paulo Gracindo, inaugurada dois anos depois, e a médica psiquiatra Nise da Silveira, inaugurada em julho deste ano.

Para Santana, o monumento deve retratar não só a fisionomia, mas também carregar um pouco da personalidade do homenageado.  “Eu como retratista de personalidade, preciso de muito material fotográfico ou vídeográfico. A grande diferença é que Lêdo Ivo tem muito material disponível, muita fotografia, filmes, vídeos. Foi bem legal trabalhar para retratar o Lêdo, bem mais fácil. Quando mergulhei na vida dele para retratá-lo, senti a perseverança, consegui captar o quanto ele gostava do que fazia, a intenção e o foco na literatura”, comentou.

Os filho de Lêdo Ivo, Gonçalo e Graça, ao lado da escultura do pai Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A professora do 4º ano da Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto, Sônia Lima, levou os alunos para a inauguração. Ela acredita que isso aproxima a criançada da literatura do nosso Estado. “Nós já desenvolvemos um trabalho de literatura e de leitura diária. É importante que a gente incentive mais a leitura. A alma de uma escola são os livros e Lêdo Ivo mostra o quanto isso é importante nas suas obras”, enfatizou a professora.

Maria do Socorro Salgueiro, moradora há 22 anos da região, falou da alegria em ter um vizinho ilustre imortalizado em uma obra de arte. “Amei a escultura, coisa mais linda. Vai contribuir para a visita de turistas e maceioenses neste local”, comemorou.