Geral

Guedes diz que lamenta desidratação do texto da Previdência, mas entende

05/09/2019

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse lamentar a desidratação adicional sofrida pela reforma da Previdência no Senado Federal. A principal mudança aprovada na quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é a revinculação das pensões por morte ao salário mínimo, drenando R$ 35 bilhões da economia esperada com a proposta.

Ele demonstrou ainda temer que os congressistas promovam novas flexibilizações por meio da proposta “paralela”, feita para promover ajustes sem atrasar o cronograma da reforma. “Agradeço a Tasso (Jereissati, relator da reforma) por incluir Estados e municípios na reforma. Claramente lamento a desidratação do texto original, mas entendo”, disse.

O ministro acrescentou que lamenta “tecnicamente”, porque apoia a reversão da desoneração previdenciária de algumas instituições filantrópicas. Guedes classificou algumas delas de “pilantrópicas”.

“Mas obviamente bondades serão aprovadas e maldades não (na PEC paralela). Aí amplia o buraco mais um pouquinho (na economia da reforma)”, resignou-se o ministro. Apesar disso, ele demonstrou otimismo com a possibilidade de o Senado “recompor a estrutura básica” necessária à reforma.

Guedes classificou como “decisiva” a inclusão de Estados e municípios na reforma e disse ainda que a migração para um regime de capitalização no futuro é essencial. “Ou vai para capitalização, ou a cada 5 anos vai ter que fazer o que fizemos agora (reforma)”, afirmou.

Autor: Idiana Tomazelli, enviada especial
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.