Geral

Assistência Social realiza homenagens pelo Dia do Psicólogo

04/09/2019
Assistência Social realiza homenagens pelo Dia do Psicólogo

Psicólogos falaram sobre suas experiências no Suas em Maceió. (Foto: Ascom Semas)

Todos os anos,  a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) homenageia os psicólogos que atuam diariamente nos equipamentos sociais localizados nos diversos bairros da capital. Nesta terça-feira (3), o órgão  promoveu uma mesa redonda e uma roda de conversa abordando a psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento, em homenagem ao dia Psicólogo – comemorado no dia  27 de agosto -, foi realizado no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro do Farol.

Segundo o coordenador de Gestão de Pessoas da Semas, Rui Miguel Lopes, o encontro teve o objetivo de homenagear os psicólogos que atuam na Semas e também para que pudessem conversar e aprimorar os conhecimentos entre eles. “Esperamos que retornem com a energia renovada e novos conhecimentos para os seus locais de trabalho”, disse.

Na abertura do evento foi realizada a mesa redonda ‘Práticas em Psicologia no Suas em Maceió’, que teve a participação dos psicólogos Adrienne Gusmão, Daniela Lins, Emanuel Belarmino, Lidiane Guedes, Manuel Vieira  e Zaíra Lyra. Eles falaram sobre suas experienciais, avanços e desafios profissionais nas unidades da Semas.

O psicólogo Manuel Vieira, que trabalha na Casa de Passagem Manoel Coelho Neto (antigo Albergue Municipal), falou da importância do profissional de psicologia no Suas. “Trabalhamos com um público extremamente vulnerável, e o psicólogo tem o papel importante de atuar para transformar a vida dessas pessoas que necessitam do serviços da assistência social”, disse.

Também foi realizada uma roda de conversa com o tema ‘O Psicólogo no Suas: Refletindo a Prática Social da Psicologia’, que teve como facilitadora a prof.ª  Drª Simone Maria Huning, do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em seguida, os participantes puderam debater sobre o tema.

No encerramento do encontro, os psicólogos foram  presenteados com o livro “Psicologia, Subjetividade e Políticas Públicas, de Maria da Graça M. Gonçalves.