Geral

Secretária de Educação representa Maceió no 17º Fórum da Undime

14/08/2019
Secretária de Educação representa Maceió no 17º Fórum da Undime

A Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e gestores da Semed, participam do Fórum Nacional da Undime, na Bahia

Teve início nessa terça-feira (13) e vai até a próxima sexta-feira (16), na região da Costa do Sauípe, na Bahia, o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento é realizado a cada dois anos e serve para discutir, de forma ampla, a educação pública. A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea e gestores da Semed participam do evento, que deverá contar com a participação de, pelo menos, 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores municipais do País.

De acordo com a secretária Ana Dayse, esta edição do Fórum representa um momento importante diante da mudança de governo. “É um espaço para debates, discussões e minicursos”, destaca. A expectativa é de que haja uma forte presença das representações do Ministério da Educação (MEC), através das suas secretarias. Serão temas centrais a qualidade da educação, com foco nos eixos do financiamento, gestão e aprendizagem.

Gestores durante a abertura do evento

Ainda conforme a secretária Ana Dayse, um dos pontos de maior atenção dos dirigentes de educação na atualidade é a implantação iminente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deverá entrar em vigor a partir de janeiro do próximo ano. As mudanças a partir do documento impactam em diversos pontos, inclusive financiamento. “E há uma discussão importante nesse aspecto voltado para o novo Fundeb, que é o principal financiador da educação. É preciso saber qual o posicionamento do MEC”, explica a secretária, em referência ao Fundo Nacional da Educação Básica. “Há uma curiosidade muito grande dos gestores para conhecer como irá funcionar o novo modelo do Fundeb e será necessário promover uma discussão rica sobre isso”, acrescenta a secretária.

No final do evento está prevista a elaboração da Carta dos Dirigentes Municipais de Educação, destinada ao MEC. Nela, deverão constar sugestões e pedidos feitos pelos municípios ao governo federal.

A secretária-adjunta de Educação, Maridalva Campos; o diretor de Gestão Educacional da Semed, Roberval Ferreira; e a diretora do Centro de Formação Paulo Freire, Izabel Melo, também participam do evento, que acontece no município de Mata de São João, na Bahia.

A programação completa está disponível no site do Fórum http://17forum.undime.org.br.