Geral

Prefeitura participa do 31° Congresso Nacional da Abrasel

14/08/2019
Prefeitura participa do 31° Congresso Nacional da Abrasel

Gestores da Prefeitura de Maceió participam de solenidade de abertura com representantes da delegação de Alagoas. (Foto: Ascom Semtel)

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), participa do 31° Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que teve início nessa terça-feira (13), em Brasília. O gestor da Semtel, Jair Galvão, e o titular da Secretaria Municipal de Economia (Semec), Fellipe Mamede, representaram o Município na abertura do evento, que se estende até esta quinta-feira (15).

Com o tema “Há Brasil, Abrasel. A partir das Ruas, a União que Transforma”, o evento reúne líderes empresariais e da gastronomia do país, com debates para discutir os desafios e propostas para o avanço da alimentação fora do lar, além de contar com aulas-show com chefs renomados.

A gastronomia se destaca como um dos principais indutores do fluxo turístico de Maceió, sendo considerada o segundo motivo pelo qual os turistas decidem viajar para a capital alagoana. Representada por uma oferta diversificada de bares e chefs premiados, o segmento gerou um impacto econômico de aproximadamente R$ 92 milhões nos últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel).

Segundo o secretário Jair Galvão, o setor de alimentação fora do lar é um dos maiores empregadores do país e tem grande impacto no setor turístico e na economia municipal. “A participação da delegação de Alagoas no evento demonstra a força que a gastronomia tem em Maceió. É por meio do relacionamento nos debates que podemos melhorar ainda mais os serviços e a oferta, para que o setor continue tendo esse protagonismo no desenvolvimento econômico, com a geração de emprego e renda, inclusive em cadeias produtivas interligadas”, explicou.

A avaliação também é compartilhada pelo secretário Fellipe Mamede. “É de extrema importância manter esse contato direto com o setor empresarial, ouvir os atores do segmento para fazer com que as demandas do mercado possam ecoar no setor público e nós possamos dar uma resposta imediata, gerando renda, arrecadação e emprego para a população”, pontuou.

Congresso é um dos maiores encontros do segmento no país. (Foto: Ascom Semtel)

Além dos titulares da Semtel e Semec, a delegação alagoana no evento conta com o senador Rodrigo Cunha e o presidente da Abrasel em Alagoas, Thiago Falcão.

Na avaliação de Thiago, o evento é uma oportunidade que a Abrasel tem de mostrar alinhamentos para as lideranças nacionais e empresários do ramo. “Este ano, propomos alguns destraves em relação às relações comerciais, além de uma provocação maior de trazer para a rua o entretenimento do segmento, de forma consciente e estruturada para o beneficiar não só o comércio como também a sociedade”, afirmou o presidente da entidade em Alagoas.

Em paralelo ao evento, é realizado pelo 8° ano em Brasília o Mesa ao Vivo Brasília, ação que reúne amantes, jornalistas e profissionais da gastronomia no Centro-Oeste.