Geral

Mês da Cultura Popular terá programação especial em Maceió

14/08/2019
Mês da Cultura Popular terá programação especial em Maceió

Giro de Folguedos. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Para celebrar o Mês da Cultura Popular, comemorado em agosto, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), preparou uma programação especial. Neste ano, além de realizar os tradicionais Festival de Bumba Meu Boi e Giro dos Folguedos, o Município irá apoiar a Semana Unit da Cultura Popular e lançar um edital destinado à produção de novos figurinos para folguedos da capital.

Para o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a programação alusiva ao Mês da Cultura Popular, além de justa, é necessária. “A nossa Cultura Popular é extremamente rica e merece ser valorizada. Não apenas em agosto, mas sempre. Desde 2013 realizamos ações direcionadas ao fortalecimento deste segmento e acreditamos na importância de cada uma delas para a manutenção dos nossos folguedos”, disse.

Vinicius Palmeira, Presidente da FMAC. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

A Semana Unit da Cultura Popular, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto na própria instituição de ensino, irá discutir o contexto atual e o futuro da Cultura Popular Alagoana, além de promover apresentações culturais com a participação de grupos de fandango, guerreiro e forró pé de serra.

No dia 22 de agosto, a Cultura Popular Alagoana também será celebrada no Centro de Maceió com o retorno do Giro dos Folguedos, que acontece em Maceió desde o início da atual gestão, em 2013. O projeto tem o intuito de promover grupos culturais alagoanos a partir de apresentações realizadas em tablados espalhados em ruas, praças e calçadões da cidade.

A grande novidade deste ano é o lançamento do edital destinado à produção de novos figurinos para folguedos, previsto para o dia 29 de agosto. A iniciativa contará com um investimento de R$ 100 mil, contemplando 20 grupos tradicionais da Cultura Popular Alagoana.

A 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió irá encerrar a programação alusiva ao Mês da Cultura Popular nos dias 30 e 31 de agosto. O evento acontecerá numa arena instalada no Estacionamento do Jaraguá, por meio de uma parceria com a Liga de Bumba Meu Boi.