Geral

Dia do Folclore é comemorado com Giro dos Folguedos

23/08/2019
Dia do Folclore é comemorado com Giro dos Folguedos

Grupos de folguedos alagoanos se apresentam no Centro de Maceió. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Agosto em Maceió é comemorado com uma série de atividades alusivas ao Mês da Cultura Popular, realizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). No Dia do Folclore, comemorado nesta quinta-feira (22), mais uma edição do Giro dos Folguedos aconteceu no bairro do Centro, com a participação de grupos culturais.

Esta edição do projeto é fruto de uma parceria entre a Fmac e o Coletivo dos Grupos das Culturas Populares Alagoanas. As apresentações aconteceram no palco principal, instalado na Praça Deodoro, e em cinco tablados espalhados no Calçadão do Comércio.

De acordo com o diretor de Produção Cultural da Fmac, Keyler Simões, a iniciativa da Prefeitura promove o avançar da cultura em Maceió. “É um dia simbólico para cultura popular aqui na capital. A Prefeitura tem dado todo o apoio para que os grupos se renovem e tenham a oportunidade de se apresentar e celebrar a cultura”, afirmou.

A programação do Giro dos Folguedos contou com a participação do Guerreiro São Pedro Alagoano, Baianas Mensageiras de Santa Luzia, Coco de Roda Raízes Nordestinas, Fandango do Pontal, Boi Águia de Ouro, Afoxé Odo Iyá, Taieiras Alagoanas, Boi Bumbá Alagoano, Coco de Roda Los Coquitos e Maracatodos.

Grupos de folguedos se apresentam no Centro de Maceió. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Thauane Rodrigues, representante do grupo Afoxé Odo Iyá, destacou a importância do evento. “Nós trabalhamos há 19 anos com a cultura alagoana e estar aqui hoje com os nossos jovens e nossas crianças nos emociona muito, hoje estamos representando a cultura negra e isso é muito importante para a nossa cidade”, ressaltou.

Cristina dos Santos, integrante do Coco de Roda Los Coquitos e, falou sobre a emoção de se apresentar no Dia do Folclore. “É muito gratificante e emocionante ter a oportunidade representar a nossa cultura que é tão linda e importante. Entre tantos grupos de cocos que existem, nós estamos aqui representando e dando o nosso melhor”, disse.

Outros eventos

No dia 29 de agosto, no Estacionamento do Jaraguá, a Fmac lançará um edital destinado à produção de novos figurinos para folguedos. A chamada pública beneficiará 20 grupos culturais tradicionais a partir de um investimento de R$ 100 mil.

No mesmo dia, horário e local, será realizado o lançamento da 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, que acontece nos dias 30 e 31, a partir das 18h, numa arena instalada no Estacionamento do Jaraguá.