Artigos

Dia da mulher e outros

30/08/2019
Dia da mulher e outros

Tornou-se hábito e motivo para várias encenações e euforia passageiras, como de resto é comum neste “País dos  Equívocos” (parodiando França Moura), a criação de  DIA para todos os gostos:  da Mulher , do Negro, do índio, da Criança, da Independência, etc, etc, etc. Contudo,passado o momento festivo, com  inflamados discursos, os Grupos que foram alvo destas fantasiosas exaltações, retornam ao costumeiro esquecimento. Várias comemorações são leva das a termo, até com demonstrações de carinho, pondo-se à disposição Lazer, cuidados com o corpo, saúde e alimentação, tudo gratuitamente !…

Passado aquele ilusória instante,a mulher retoma o seu caminhar corriqueiro, enfrentando as intempéries, levando-a à Mendicância. à fome,ao abandono, às filas nos Hospitais e Postos de Saúde, advindo a desnutrição, seguindo-se a  doença do corpo  e da alma. O proclamado Programa Bolsa Família ( em que pese ter sido, pelo menos, um pequeno alento), não conseguiu erradicar a extrema pobreza deste Brasil  imenso. Não há negar que a iniciativa do ex-Presidente  FHC, ampliada no Governo  LULA, surtiu algum efeito, mas não se pode tê-lo como instrumento de progresso e  fonte inspiradora de desenvolvimento.  Já se comentou mesmo como alguma insistência, que o paternalismo por sí só, desacompanhado de uma política séria e sustentável , em todos os níveis de atividades ,  visando a estabilidade das famílias carentes , ao invés de produzir resultados positivos, gera, ao contrário, um vício desastroso, promovendo uma acomodação das pessoas beneficiadas. Não há uma visão de futuro, permitindo-lhes sair desse marasmo insuportásvel.

Num seqüenciar espalhafatoso, comemora-se o DIA DA CRIANÇA( breve chegará). A Globo, que não faz graça para ninguém, com propagandas repetidas e usando seus Artistas Famosos, criam um ambiente de tal forma contagiante, influenciando os incautos e até  experientes e bem, intencionados, exibindo  grupos alegres de Crianças em Escolas cuidadosamente escolhidas, bem como em festas organizadas, como se aquilo fosse uma maneira comum e permanente destas inocentes criaturas viverem no dia-a-dia !… Milhões de telefonemas são contabilizados durante a Campanha, pagos. Já comentei  antes este assunto e volto a lembrar que os recursos arrecadados podem ou serão  canalizados para outros Estados ricos e protegidos. Nossa Alagoas, que vem sendo governada por um jovem  destemido e trabalhador, com sua Equipe competente, não foi ainda contemplada. Basta um exemplo que costumo mencionar e que pode ser  desde logo constatado : O Instituto Cidadão, que abrigas inúmeras Crianças   carentes e localizado no Bairro da levada, sobrevive práticamente de doações de pessoas  bondosas.  Outras Entidades, igualmente.  Sugiro que a Globo, tão “ Caridosa”, volva seu olhar para nossa terrinha de nordestinos  corajosos, sofridos e honestos e ajude menos as Unidades Federadas sempre bafejadas.Comprovando  isso, faça-me a prova concreta que me penintenciarei.

Demais disso,  as  expontâneas  contribuições que Pessoas generosas  concedem aos desassistidos, não são abatidas do Imposto de Renda. Contudo, o Governo Federal  é pródigo nas Isenções e outros benefícios para Ricas Empresas, sem nenhum retorno em favor dos que deveriam ser contemplados !… Tem sentido esta Insensatez  e Insensibilidade ?