Geral

Cultura vai lançar edital para folguedos e Bumba Meu Boi

28/08/2019
Cultura vai lançar edital para folguedos e Bumba Meu Boi

26ª edição do Festival Bumba Meu Boi de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nesta quinta-feira (29), a partir das 8h30, no estacionamento do Jaraguá, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) irá promover o lançamento do edital destinado à produção de novos figurinos para folguedos e da 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, que acontece na sexta (30) e no sábado (31). As duas ações encerram a programação comemorativa do Mês da Cultura Popular, celebrado em agosto.

Com o lançamento do edital, a Fundação irá beneficiar 20 folguedos tradicionais da capital alagoana, a exemplo do guerreiro, pastoril, taieiras e baianas, com ajudas de custo de R$ 5 mil. O objetivo da iniciativa é a renovação dos trajes destes grupos culturais e a manutenção das tradições populares. Após o lançamento, o edital e todos os seus respectivos anexos ficarão disponíveis para consulta no site oficial da Prefeitura de Maceió.

Já a 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, que também será lançado nesta quinta-feira (29), irá beneficiar 20 grupos de Boi de Maceió. De acordo com o diretor de Produção Cultural da Fundação, Keyler Simões, além de fomentar as apresentações dos grupos participantes com ajuda de custo, o Município tem investido na estrutura da arena onde acontece o festival.

“Há sete anos realizamos o festival que, sem dúvida alguma, é responsável pelo crescimento do Bumba Meu Boi aqui em Alagoas. Inclusive, os grupos são bem organizados e atraem, todos os anos, cerca de nove mil pessoas por dia, já que o público costuma ser rotativo. Hoje, a estrutura da arena, onde os Bois de apresentam, é grandiosa, bem iluminada e segura, garantindo a qualidade da disputa”, disse o diretor.

O Festival de Bumba Meu Boi de Maceió acontece a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC, e a Liga de Bumba Meu Boi.