Geral

Arapiraca participa de programa pioneiro de Capacitação de Enfermeiros para a Inserção do DIU

17/08/2019
Arapiraca participa de programa pioneiro de Capacitação de Enfermeiros para a Inserção do DIU

Arapiraca é o primeiro município brasileiro a participar do Programa de Capacitação de Enfermeiros na Consulta Ginecológica de Enfermagem com inserção do Dispositivo Intra Uterino – DIU de cobre, promovido através da parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-AL).

O grupo de profissionais deve atuar como multiplicadores na qualificação de enfermeiros de Arapiraca e  toda a região de Alagoas. Posteriormente, de acordo com Fátima Sampaio, membro da Comissão de Saúde da Mulher do COFEN, a intenção é levar a capacitação para todo o Brasil.

“O programa é pioneiro e representa um avanço para a saúde pública. A gestão municipal está de parabéns por aderir e possibilitar às mulheres arapiraquenses o acesso pelo SUS, ao planejamento reprodutivo. A partir dele é possível alcançar melhoria de  índices, redução de mortalidade materna e infantil”, afirmou Fátima Sampaio.

Usuária 

Denise da Silva, 26 anos, mãe de dois filhos, aguardava há 2 anos pela inserção do DIU pelo SUS, e foi uma das mulheres beneficiadas com o programa. Na sala de espera, ela e outras mulheres, com semblante de felicidade, recebiam as orientações da equipe de profissionais participante do programa.

“Mais tarde, eu pretendo ter mais filhos, mas só daqui a uns 5 anos. Por isso eu optei pelo método DIU para evitar uma gravidez indesejada. Eu estava na fila de espera há 2 anos. E  graças a Deus consegui essa semana. E melhor, pelo SUS, uma conquista para mim e as outras mulheres da nossa cidade”, declarou a usuária.

Capacitação 

Nesse primeiro momento, a capacitação, que é ministrada por tutoras do Hospital Sofia Feldman de Minas Gerais e representantes do COFEN, está sendo dirigida a 11 profissionais enfermeiros, sendo seis com atuação em Arapiraca e cinco no município de Penedo. E, paralelamente, o programa também já beneficia mulheres arapiraquenses com a inserção do DIU.

Nas Unidades Básicas de Saúde foram cadastradas 400 mulheres aptas à inserção do DIU. A enfermeira e coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Maria Luiza Bezerra, ressalta o significado dessa conquista para Arapiraca e as mulheres atendidas pela Atenção Básica.

“Nós estamos vivendo um marco muito importante e significa um grande  avanço para o Município, a partir desse projeto, que é piloto no Brasil, e visa descentralizar esse serviço, possibilitando que ele aconteça nas unidades de saúde, por profissionais de enfermagem capacitados para a prática da inserção do DIU. Com isso, a redução do tempo de espera e  a ampliação do número de mulheres assistidas”, justificou a coordenadora.

Maria Luiza justifica, ressaltando o avanço na assistência, a partir da apresentação de números. Em 2018 foi realizada a inserção do DIU em apenas 16 mulheres. Já durante a capacitação, em apenas três dias de atendimento, foram assistidas 115 mulheres que receberam o dispositivo intrauterino.

A partir desse primeiro momento, o programa continua com a etapa de multiplicar a capacitação para enfermeiros da Atenção Básica. Enquanto isso, as mulheres cadastradas participam das consultas ginecológicas de enfermagem com inserção do DIU, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

Legislação

A  inserção de Dispositivo Intra Uterino pode ser realizada profissionais de enfermagem e médicos. O enfermeiro, após treinamento e cumprindo o disposto na  Resolução do COFEN nº 358/2009.  Para a implantação do DIU nas unidades e saúde, o Protocolo da Atenção Básica “Saúde das Mulheres” orienta a implantação de projeto sobre planejamento familiar e saúde reprodutiva descrevendo indicações, contraindicações e rotinas frente a inserção e manejo do DIU e outros métodos, realidade de Arapiraca.