Alagoas

Alagoas teve 17 propostas aprovadas das 20 que levou para a Conferência Nacional de Saúde

14/08/2019
Alagoas teve 17 propostas aprovadas das 20 que levou para a Conferência Nacional de Saúde

Mais de 5 mil pessoas participaram o período de 4 a 7 deste mês em Brasília do 16º Congresso Nacional de Saúde (CNS) com a temática Democracia de Saúde que resultaram em 331 propostas e 57 moções foram aprovadas durante os quatro dias de intensos debates do evento que teve como tema “Democracia de Saúde”. A delegação alagoana foi coordenada pela delegada por Alagoas Josinete Marques que representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

Alagoas enviou aproximadamente 80 pessoas entre delegados e convidados que, durante o período, participaram de forma ativa do ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento eles se envolveram nas discussões dos grupos de trabalhos e nas plenárias. “Foram importantes momentos de troca de experiência e aprendizado. Das 20 propostas encaminhadas da Conferência Estadual para a nacional 17 foram aprovadas e serão consolidadas no relatório final do CNS”, ressaltou Josinete.

De acordo com ela a Conferência viabilizou ainda o compartilhamento de informações entre os delegados. “Foram momentos de solidariedade nos quais buscamos exercer a nossa grande missão como delegados da 16ª CNS. É um grande privilégio para nós contar para nossa família e amigos o processo democrático que vivenciamos, discutindo propostas em Defesa em defesa de um SUS universal, Equânime e integral”, reforçou a representante do Cosems/AL.