Geral

Programa bairro limpo leva ação de conscientização para população maceioense

20/07/2019
Programa bairro limpo leva ação de conscientização para população maceioense
A destinação incorreta do lixo vem sendo dos principais problemas enfrentados pela população maceioense, principalmente neste período chuvoso o que provoca obstrução de galerias e bueiros ocasionando alagamentos.
O programa Bairro Limpo vem conscientizando a população sobre a destinação dos resíduos, abordando motoristas e pedestres nas ruas. ” Ficamos surpreendidos com essa ação, pois muita vezes estamos na rua, compramos alguma coisa e acabamos jogando a embalagem no chão. Com essas sacolas podemos guardar nosso lixo e só jogar quando encontrar uma lixeira”, relatou a comerciária Brenda Lima.
Idealizador do programa, o vereador Francisco Sales lembra que começou a levar a conscientização para a população devido ao problema das enchentes no Riacho Silva, no bairro de Bebedouro.
“Comecei a vê aquela situação e percebi que o lixo jogado nas ruas contribuia bastante para aqueles alagamentos. Depois fui vendo que outros pontos cidade também ficavam dessa forma quando chovia e resolvi fazer esse programa”, conta o vereador.
O programa acontece há três anos e esta ano a ação foi voltada aos motoristas com a distribuição de porta lixo nos automóveis. Segundo Francisco Sales, foram escolhidos pontos que tem uma maior concentração de motoristas para tomar a ação com maior visibilidade e provocar a curiosidade das pessoas.
“Estamos sempre correndo e não conseguimos parar para perceber que pequenoa gestos podem evitar tantos problemas. Sem dúvida essa ação do vereador nos tocou bastante para persevermos nosso meio ambiente”, afirmou Manoel Oliveira.
Francisco Sales afirma que a ação do programa Bairro Limpo também busca incentiver as crianças e adolescentes sobre as ações de prevenção do meio ambiente