Geral

Prefeito Rui Palmeira entrega Ecoponto na Santa Lúcia

16/07/2019
Prefeito Rui Palmeira entrega Ecoponto na Santa Lúcia

Inauguração do Ecoponto no bairro de Santa Lúcia. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Nesta segunda-feira (15), o prefeito Rui Palmeira entregou à população o Ecoponto Santa Lúcia. Este é o segundo Ecoponto instalado pela Prefeitura neste ano, somando quatro em funcionamento na cidade: Pajuçara, Dique Estrada, Tabuleiro do Martins e Santa Lúcia.

Para o prefeito Rui Palmeira, a iniciativa, além de cunho ambiental, também melhora a qualidade de vida da população.

Rui Palmeira – Prefeito de Maceió. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

“Mais um ecoponto que entregamos para auxiliar a população no descarte correto de recicláveis, metralha, volumosos e poda. Este período de chuva é quando precisamos da conscientização da população para evitar que resíduos entupam galerias pluviais e provoquem alagamentos ou que desçam até a lagoa, rios ou praia. Além disso, com o descarte correto vamos inibir a proliferação de vetores em pontos crônicos de lixo”, ressaltou.

Marcelo Palmeira – Vice Prefeito de Maceió. (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

“Essa é uma área onde foi detectado o descarte irregular constante de resíduos e o equipamento serve justamente para que a população, de forma geral, e os carroceiros que trabalham com isso possam centralizar o despejo deste material”, reforçou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Inauguração do Ecoponto no bairro de Santa Lúcia. (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

O equipamento foi viabilizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), por meio de uma parceria com a Fortex Engenharia, que estruturou o espaço para o descarte adequado de resíduos recicláveis e volumosos, a exemplo de metralha da construção civil, restos de poda de árvore e móveis ou eletrodomésticos sem utilidade.

Inauguração do Ecoponto no bairro de Santa Lúcia. (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

O superintendente da Sudes , Gustavo Torres, destaca a importância da contribuição da população para o descarte correto dos resíduos.

Gustavo Torres – Superintendente da Sudes. (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

“É mais um espaço para contribuir com a limpeza urbana da cidade. Aqui pode ser descartado até um metro cúbico de resto de construção, poda e recicláveis e a Prefeitura vai dar a destinação correta ao material. A Prefeitura vem fazendo a parte dela, o serviço de coleta de resíduos funciona diariamente na nossa cidade e estamos entregando novos equipamentos para facilitar o descarte adequado, mas precisamos da contribuição da população para diminuir os pontos crônicos de lixo. É muito importante que todos utilizem este espaço”, frisou.

O Ministério Público de Alagoas (MPE /AL) também foi parceiro nessa ação. Segundo o promotor de Justiça Alberto Fonseca, mais de 200 pontos irregulares de descarte foram identificados e a implantação dos Ecopontos foi a forma encontrada para combater o problema.

Alberto Fonseca – Representante do Ministério Público Estadual. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

“Vimos a necessidade de implantação destes ecopontos em alguns locais da cidade. Este já é o quarto que inauguramos em parceria com a Prefeitura e acredito que assim iremos erradicar os pontos de descarte irregular de resíduos, já que um equipamento reduz no mínimo dez pontos de lançamentos”, disse.

Inauguração do Ecoponto no bairro de Santa Lúcia. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

O Ecoponto funciona na Avenida Osvaldo Ramos 2 – Jardim Petrópolis, de segunda a sábado, das 8h às 17h, e quatro agentes ficarão no local para dar orientações à população.