Geral

Palestra sobre esporte paralímpico debate inclusão escolar com alunos e professores

15/07/2019
Palestra sobre esporte paralímpico debate inclusão escolar com alunos e professores

Promover a inclusão escolar através do esporte. Esse é o objetivo da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Educação e Esporte, que está realizando para a Rede Municipal palestras sobre esporte paralímpico, que ainda é tabu na comunidade educacional.

Na tarde desta sexta-feira (13), foi a vez da Escola de Ensino Fundamental Claudecy Bispo dos Santos receber informações sobre acessibilidade e diversidade na sala de aula. O tema, de interesse geral, atraiu estudantes, professores e estagiários do curso de Educação Física, que puderam acompanhar princípios e práticas de gestão inclusiva.

A aproximação dos palestrantes e o sistema público de ensino, na promoção de formação continuada de professores, tem sido um diferencial importante para o município.

O encontro desenvolve programas que realizam mudanças significativas centradas no respeito e na valorização das diferenças, sendo traduzido como práticas mais humanizadas, inclusivas e educacionais transformando e promovendo uma educação de qualidade para todos.

Um dos idealizadores das palestras e técnico da Secretaria de Educação e Esporte, Bruno Barros, falou da importância de discutir o esporte paralímpico. “Fizemos a primeira palestra no Colégio Crispiniano e é muito importante tratar a inclusão como prioridade e destacar os esportes adaptados”, frisou Bruno Barros.

O diretor e professores da escola elogiaram a iniciativa e afirmaram que foi uma oportunidade rica para refletir e aprender.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Academia Esporte e Saúde e o projeto Mão na Roda, que traz exemplos de grandes vencedores com histórias de superação.