Geral

Órgãos municipais participam de simulado do Ministério da Saúde

06/07/2019
Órgãos municipais participam de simulado do Ministério da Saúde

O objetivo da ação é fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências. (Foto: Ascom SMS)

Após dois dias de treinamento teórico e de simulados de mesa, representantes do Município, Estado e do Governo Federal participaram de um Atendimento Pré-Hospital (APH) em casos de incidentes com múltiplas vítimas. A ação aconteceu neste sábado (6) no Estacionamento do Jaraguá. As atividades foram conduzidas pela Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde.

Marcelo Palmeira participa do Simulado da Força Nacional do SUS, que aconteceu no Estacionamento do Jaraguá e contou com diversos órgãos públicos. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Segundo o prefeito em exercício Marcelo Palmeira, a capacitação dos servidores é essencial para aperfeiçoar o trabalho de prevenção. “É uma iniciativa muito importante, porque reúne todos os órgãos envolvidos em caso de acidentes de grande proporção. Recebemos aqui profissionais com experiências que conduziram a simulação, que não é o caso especificamente dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, já que estamos trabalhando para estar cada vez mais distante dessa realidade, mas sabemos que todo profissional precisa de qualificação e precisamos estar sempre preparados”, pontuou o gestor.

Marcelo Palmeira – Prefeito em exercício de Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O treinamento trouxe a simulação de um acidente de trânsito, envolvendo dois ônibus, com múltiplas vítimas, em que os atores participantes precisaram aplicar o conhecimento compartilhado nos dias anteriores, entre eles o protocolo Start, que classifica os pacientes por cores, de acordo com a gravidade de cada caso.

Simulado aconteceu após dois dias de capacitação teórica (Foto: Ascom SMS)

Assim que o acidente foi comunicado, ambulâncias do Corpo de Bombeiros, Exército, Samu e um helicóptero foram acionados e fizeram o resgate das vítimas. Diversos profissionais, divididos pela gravidade de ferimentos, atenderam os pacientes dentro de suas necessidades, fazendo os encaminhamentos e atendimentos pré-hospitalar necessários.

Mariana Leal – Coordenadora Força Nacional do SUS.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A coordenadora da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), Mariana Leal, destacou que o objetivo da capacitação é fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências nos estados. “Estiveram aqui um conjunto de atores que serão acionados em uma situação como essa. Foi necessário colocá-los todos em cena para que eles pudessem exercitar a prática caso houvesse um incidente com múltiplas vítimas, para saber como cada órgão e equipe teria seu tempo de resposta, inclusive identificando as fragilidades, para propor mudanças, seja com a qualificação da própria equipe, infraestrutura ou outras capacitações”, relatou.

Mariana Berg – Gerente de Urgência e Emergência da SMS.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió.

Mariana Berg, gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta que o momento foi de colocar em prática tudo o que foi visto nos dois dias de treinamento teórico. “Nossos profissionais colocaram em prática como socorrer, fazer uma triagem, quem são as pessoas graves e quem se encaixa em cada uma das classificações de cores do protocolo, para que a gente possa ter um atendimento com grande resolutividade. Nós estamos sendo treinados por quem mais entende de desastres no Brasil inteiro, então eles têm toda a expertise de nos orientar para que, em qualquer incidente ou acidente com múltiplas vítimas, possamos dar a melhor assistência possível aos nossos pacientes”, disse.

Simulado da Força Nacional do SUS aconteceu no Estacionamento do Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Virgínia Maria é enfermeira e participou da programação durante os três dias. “Foi uma proposta excelente essa integração para se capacitar com pessoas experientes. A gente se prepara para um possível evento ou não, porque torcemos para que não seja necessário fazer isso tudo numa situação real, mas já estamos orientados e isso é prevenção”, apontou.

Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) esteve presente no simulado como apoio e observou cada momento para participar da avaliação. “A gente participa do processo, sob a coordenação da Força Nacional do SUS, para dar o apoio. O treinamento com o simulado é voltado para a questão da saúde e envolve órgãos que precisam estar integrados, porque só assim funciona o trabalho entre Defesa Civil Municipal, Estadual e Nacional”, enfatizou Dinário Lemos, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil.

Dinário Lemos – Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), acompanhou o processo de capacitação. “Entendemos que a primeira resposta é dada pelos órgãos municipais e depois estaduais, então eles têm que estar preparados. Temos essa aproximação com a Defesa Civil do Município que vem desenvolvendo um trabalho excelente na preparação de ações em caso de desastres”, disse Leno Rodrigues, assessor técnico do MDR.

Leno Rodrigues – Assessor Técnico do MDR.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes), que integra agentes do Município e Estado. Estiveram presentes na ação membros da Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Defesa Civil Estadual, Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros, SAMU, hospitais, Polícias Militar e Civil e Exército Brasileiro. O secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, Paulo Teixeira, também participou da ação.