Geral

Município promove capacitação sobre Violência Interpessoal e Intoxicação Exógena

10/07/2019
Município promove capacitação sobre Violência Interpessoal e Intoxicação Exógena

Profissionais de saúde de Arapiraca e dos municípios da 2º macrorregião de saúde participaram, nesta terça-feira (9), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), da capacitação sobre o tema “Violência Interpessoal/Autoprovocada e Intoxicação Exógena”.

O objetivo da capacitação, que é realizada através da parceria da Prefeitura de Arapiraca e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau),   é sensibilizar os profissionais sobre a importância do registro das notificações dos casos que chegam às unidades de saúde.

“Violência Interpessoal/Autoprovocada e Intoxicação Exógena” incluem as tentativas de suicídio, suicídio, autoflagelação, autopunição, automutilação; e intoxicação exógena, onde os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

Segundo Larissa Pinto Rodrigues, enfermeira e coordenadora das Doenças e Agravos Não Transmissíveis de Arapiraca, as notificações fornecem importantes informações, tanto para o acompanhamento dos casos individualmente, como para a identificação do perfil epidemiológico da população.

Por isso a necessidade de chamar a atenção dos profissionais para a obrigatoriedade da notificação e do preenchimento da ficha de investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

“As informações apresentadas são essenciais no controle e investigação dos casos de violência. O procedimento  pode auxiliar na construção de políticas públicas que visem a melhora da qualidade de vida da população”, alertou a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO

Na programação, os temas: TELESSAÚDE;  Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual do Estado de Alagoas (RAVVS); Violência Interpessoal/Autoprovocada; Instrutivo e a Ficha de Notificação de Violência; Intoxicação Exógena; Perfil das Notificações de Violência e Intoxicação Exógena no Município de Arapiraca.