Geral

Membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Cosems/AL tomam posse

16/07/2019
Membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Cosems/AL tomam posse

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Izabelle Pereira e o vice Rodrigo Buarque – reeleitos para conduzirem a entidade no biênio 2019-2021 – tomaram posse na tarde dessa segunda-feira (15) no Hotel Jatiúca, juntos com demais membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. Na ocasião foi distribuída a revista anual da entidade com o balanço das principais notícias envolvendo a saúde pública do Estado e experiências exitosas e inovadoras dos municípios alagoanos.

A presidente reeleita elencou as conquistas e desafios dos últimos dois anos à frente do Cosems e destacou que ao assumir a pasta de Saúde de Teotônio Vilela percebeu que a batalha pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) seria diária. “Temos um Sistema invejado no mundo e até copiado, mas que ainda tem muitos entraves que nós, de forma firme e sensível, estamos enfrentando. Quando o SUS foi criado em 1988 o financiamento da União chegava a 72 % e hoje chega a 42%, o que vem asfixiando os estados e municípios”, reforçou.

Segundo ela, apesar das dificuldades os municípios vêm investindo mais que a sua parcela constitucional porque sabem que a população de classe baixa, sobretudo, precisa de um sistema que seja mais robusto e traga resolutividade e respostas. “Quando nos acomodamos e justificamos que o sistema é subfinanciado as pessoas morrem. Por isso nossa voz precisa ecoar junto à bancada federal, aos conselhos, à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), à Câmara de Vereadores, à Assembleia Legislativa de Alagoas porque a nossa voz faz a diferença na vida de pessoas anônimas que muitas vezes têm os seus direitos cerceados”.

Izabelle Pereira afirmou que reassume a segunda Gestão à frente do Cosems/AL com o mesmo entusiasmo, comprometimento e responsabilidade e continuará lutando por mais recursos estaduais e federais com foco no fortalecimento da regionalização da Saúde do Estado. “Precisamos discutir incansavelmente, deixando o ego do lado e enxergar quais municípios têm capacidade instalada e assim darmos exemplos positivos para o país, mostrando que nosso Estado é pequeno mas temos comprometimento, investimento e financiamento adequado, possibilitando que de forma regionalizada a população seja atendida em suas necessidades de saúde”, reforçou a presidente reeleita.

O secretário de Saúde Alexandre Ayres reafirmou o compromisso junto ao Cosems de lutar para levar saúde pública à população que mais precisa e citou como prioridade de Gestão o investimento na Atenção Básica. “Não se faz  saúde pública sem Atenção Básica e para avançar precisamos ter os municípios fortalecidos não apenas com aumento de repasse de recursos. Precisamos fazer “mea culpa” e não responsabilizar somente o Estado já que não é só aumentando o investimento que conseguiremos avançar”.

Ayres deixou claro que aposta no diálogo permanente entre Estado e município para que juntos possam traçar estratégias por uma saúde que atenda melhor ao usuário do SUS. “Os gestores precisam dialogar com o Estado para avançarmos juntos. Nenhuma política pública da Sesau, enquanto eu estiver secretário, será feita de forma unilateral e não vou empurrar goela abaixo dos gestores nenhum tipo de intervenção que não seja discutida e dialogada com todos”, afirmou o secretário.

O vice-presidente reeleito Rodrigo Buarque fez um balanço da gestão de 2017-2019 e garantiu que a nova Diretoria dará continuidade a parceria com a Sesau em prol de um SUS mais sólido. Rodrigo reafirmou que os municípios não têm medido esforços para investir na AB mas frisou que quem paga a maior fatia das despesas com recursos próprios ainda são eles. “Conhecemos os problemas de perto como falou o secretário (Alexandre Ayres) e temos certeza do compromisso dos gestores municipais firmado com o povo alagoano para atender as demandas do município”.

A deputada estadual Ângela Garrote – que representou a Comissão da Saúde da ALE na solenidade de posse junto as deputadas Jó Pereira, Fátima Canuto e Flávia Cavalcante – destacou que a bancada feminina está unida por uma saúde melhor para Alagoas. Participaram ainda da mesa o reitor da Universidade da Ciências da Saúde (Uncisal) Henrique Costa, o prefeito Nielson Mendes (Pino) de Campestre – que representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) – a secretária adjunta da Saúde de Maceió Nadja Tenório e o superintendente da Atenção à Saúde, José Medeiros.