Geral

Mais de 80 famílias no Jacintinho recebem atendimento com auxílio da Nota Fiscal Cidadã

05/07/2019
Mais de 80 famílias no Jacintinho recebem atendimento com auxílio da Nota Fiscal Cidadã

Há trinta anos, o Instituto Holístico plantou suas raízes no bairro do Jacintinho. Foi o desejo de ajudar, da esposa do seu Abelardo, que impulsionou a obra solidária no local. Com um carinho pelo próximo, transmitido de geração em geração, e a ajuda do programa Nota Fiscal Cidadã (NFC), hoje a iniciativa atende a mais de 80 famílias da região.

As atividades da instituição se dividem em duas áreas: a especializada em saúde e a especializada no social. “Nós tínhamos esse cuidado de oferecer aos nossos assistidos tanto a atenção para a saúde quanto o apoio em áreas como alimentação e lazer, pois sabemos da importância de buscar uma assistência integral”, comenta a vice-presidente da associação, Lilian Espíndola, filha do seu Abelardo, fundador do local.

A equipe oferece, gratuitamente, a distribuição de sopa, alimentos, realiza palestras motivacionais, trabalho de relaxamento, meditação e dança.

Com os R$44 mil recebidos pela NFC, foi possível melhorar a infraestrutura do prédio e adquirir equipamentos eletrônicos para auxiliar no atendimento médico realizado. Uma das obras, inaugurada no início de junho, foi a reforma da fachada do prédio.

“Antes o muro branco dava uma impressão de bloqueio entre os colaboradores e a população. Porém, após as feituras, a recepção se tornou muito mais hospitaleira. Colocamos a grade mais aberta com um jardim bem cuidado. Agora ela trás uma sensação de acolhimento que queremos que todos sintam desde a entrada no nosso instituto”, reflete Espíndola.

Lilian também tem planos futuros para a instituição, como a ampliação do auditório, a restauração do galpão de convivência e a aquisição de novos móveis. De acordo com ela, os valores recebidos pelo Programa Nota Fiscal Cidadã ajudam a manter as atividades funcionando e garantem atendimento de qualidade a mais de 350 moradores do Jacintinho. Sendo uma organização não governamental, o Instituto Holístico se mantém através de doações, que podem ser realizadas na própria sede da associação.

A chefe do Programa de Educação Fiscal, Glácia Tavares, reforça a importância do cidadão na realização dos sonhos das entidades. “Quando você adota uma instituição, cada nota fiscal das suas compras é compartilhada com uma organização cadastrada de sua preferência.Isso faz com que ela tenha mais chance de ser beneficiada pelo programa e, consequentemente, por meio do trabalho que realiza, ajuda muitas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, por exemplo. Além de aumentar a possibilidade de quem compartilhou em ser sorteado”, conclui.