Alagoas

Fórum Alagoano pela Competitividade coloca inovadores alagoanos em destaque

05/07/2019
Fórum Alagoano pela Competitividade coloca inovadores alagoanos em destaque

O auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa ficou pequeno, na manhã desta quinta-feira (04), para a realização do III Fórum Alagoano pela Competitividade, promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), com apoio do Sebrae em Alagoas, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e da Secretaria de Estado e do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Este ano, o evento focou na inovação e empreendedorismo para despertar na sociedade a importância de acompanhar a evolução dos negócios.

Para tanto, contou com um painel ministrado por ninguém menos que o presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, que usou o tema ‘Inovação como fator de competitividade para os negócios’ para incentivar a atenção ao mercado e a proatividade entre os empresários.

“Estamos com um problema sério de execução no nosso país. Precisamos sair deste Fórum com conhecimento e também com a vontade de fazer as coisas, e essa execução deve ser uma boa entrega para a sociedade. Se ficarmos esperando que o governo faça tudo, não vamos sair dessa situação”, incentivou Jairo Martins.

A apresentação foi seguida pelo painel ‘Empreendedorismo Inovador: de Alagoas para o mundo’, com empreendedores de sucesso que não tiram a sede de suas empresas de Maceió: Felipe Cansanção, da Aloo Telecom, Uziel Barbosa, da Doity, e Carlos Wanderlan, da Hand Talk. Além do case da ferramenta de tradução em Libras,  o III Fórum Alagoano pela Competitividade também contou com intérpretes na tradução em linguagem de sinais para que 16 participantes surdos pudessem interagir nos debates, inclusive fazendo perguntas em Libras.

Frequentador do Fórum desde sua primeira edição, o empresário Wilson Fonseca Júnior, de Marechal Deodoro, notou a maturidade do evento, desde a organização, temas e discussões. “Como empresário, é preciso estar sempre presente e buscando conhecimento para se manter competitivo. Eventos como este, onde vemos a própria mudança de postura da FNQ se inovando e acompanhando as tendências do mercado, são positivos porque fazem essa informação chegar mais rápido até nós”, relatou.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Zezinho Nogueira falou sobre o papel de catalisador dessas mudanças que o MAC, Sebrae e FIEA pode ter. “O Sebrae é um dos indutores do desenvolvimento das empresas e a filosofia de excelência da gestão que a FNQ e o MAC implantam é algo a ser incentivado. Uma boa gestão é essencial à competitividade e é algo que devemos incentivar”, afirmou Nogueira.

Reconhecimentos

O III Fórum contou também com uma homenagem do Movimento Alagoas Competitiva ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra, por sua atuação para o desenvolvimento econômico e social do estado. A placa foi entregue pelo presidente e vice do MAC, os empresários Luiz Otávio Gomes e Manuel Marques.

“Quero agradecer esta homenagem e dividir com toda minha diretoria e colaboradores do Sistema S, porque homem algum é uma ilha. Só consigo fazer este trabalho porque consigo unir os presidentes de todas as federações empresariais de Alagoas em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, agradeceu Lyra.

Por sua vez, Luiz Otávio Gomes lembrou que foi essa união entre o poder público e a iniciativa privada, que conseguiu alçar Alagoas da 26ª posição no ranking de competitividade no Brasil – quando tomou posse no MAC, ao 16º lugar em 2018, uma missão na qual ele se enganou diretamente em seu primeiro mandato.

“É essa junção que faz com que o estado possa ser competitivo e é isso que nós estamos discutindo mais uma vez no dia de hoje. O MAC é um coordenador dessa união e por isso trouxe aqui dois temas que são primordiais para a qualidade, competitividade e produtividade, que é a inovação e o empreendedorismo”, defendeu Luiz Otávio Gomes.