Alagoas

Flávia Cavalcante propõe inclusão de pessoas com fibromialgia nas filas preferenciais

23/07/2019
Flávia Cavalcante propõe inclusão de pessoas com fibromialgia nas filas preferenciais

Deputada Flávia Cavalcante

A deputada Flávia Cavalcante (PRTB) quer a inclusão de pessoas com fibromialgia nas filas preferencias em estabelecimento públicos e privados, nas vagas de estacionamento especiais e também a inclusão do símbolo mundial da fibromialgia nas placas ou avisos de atendimento prioritário no Estado de Alagoas. Projeto neste sentido encontra-se em tramitação nas Comissões Temáticas da Casa. De acordo com a matéria, a identificação dos beneficiários, caso a lei seja aprovada, se dará por meio de carteirinha expedida gratuitamente pela Secretaria de Estado da Saúde.

A parlamentar, que é portadora de fibromialgia (síndrome que provoca dores por todo o corpo por longos períodos) justifica a propositura apresentando dados dando conta que a doença atinge cerca de 3% da população brasileira, sendo que de cada 10 portadores, oito são mulheres. Portadores da doença afirmam a que as dores se assemelham a “agulhas atravessando a carne”.

“Apesar dos números a síndrome é pouco conhecida pela população. (…), quem vive com a síndrome sente dores por longos períodos de tempo. Infelizmente a fibromialgia ainda não tem cura e o tratamento é multidisciplinar para o auxílio no alívio das dores”, observa Flávia Cavalcante.