Geral

“Cuidar de mim para cuidar do outro” é tema de oficina ministrada para profissionais de saúde

29/07/2019
“Cuidar de mim para cuidar do outro” é tema de oficina ministrada para profissionais de saúde

“Cuidar de mim para cuidar do outro” é o tema de uma oficina que está sendo ministrada para os servidores municipais das Unidades Básicas de Saúde  e Centros Especializados de Arapiraca, com a proposta de estimular o autocuidado nos participantes.

Pensando na justificativa de falta de tempo dos profissionais,  a oficina acontece dentro do próprio espaço de trabalho, com o objetivo de facilitar a participação dos servidores e  estimular o cuidado com a própria saúde, que engloba o bem-estar físico e mental. Na última sexta-feira (26), o serviço  foi levado à equipe do Banco de Leite Humano.

O desafio da oficina está no despertar da necessidade de parar, observar, sentir e expressar os sentimentos, a partir do autoconhecimento, provocado através de uma programação que inclui diferentes momentos que levam à temática “Cuidar de mim para cuidar do outro”.

Liedja Rocha, psicóloga do Município, especialista em Recursos Humanos e Desenvolvimentos de Pessoas, e também facilitadora da oficina, explica que a ideia foi inspirada em um workshop  realizado anteriormente para gerentes das  Unidades Básicas de Saúde (UBS). E a partir desse momento, a solicitação e o entendimento de que o trabalho fosse levado a todos os profissionais das UBS.

“A partir desse contato e do olhar atento para a realidade desses profissionais, percebemos muitos adoecidos fisicamente e ou mentalmente. Cuidando muito bem da nossa população, mas ser ter o mesmo olhar cuidadoso e carinhoso para si mesmo. Identificamos casos de depressão, transtornos de ansiedade e outras doenças psicopatológicas”, ressaltou a psicóloga.

Na oficina são realizadas dinâmicas, conversa, leitura de textos, música e troca de experiências. Quem já participou afirma que a proposta ganha vida, de forma forma espontânea. E é uma importante momento de humanização, onde as atenções são voltadas para os servidores.

“É uma experiência única, que já queremos repetir. Uma tarde maravilhosa que realmente nos faz olhar para dentro. Esse momento, com certeza, vai refletir nas relações de trabalho, familiar e nosso modo de vida”, declarou Patrícia Rolim, enfermeira do Banco de Leite Humano, participante da oficina.

A ideia do Município é de um trabalho contínuo. Por isso, a segunda fase já está sendo articulada. Dessa vez, com a temática “Perdão e Autoperdão. Segundo Liedja Rocha, as temáticas nascem a partir do feedback do trabalho realizado e da percepção das necessidade, que fluem durante a oficina. “É um trabalho de inspiração e sentimento. Sentir o que acontece e estimular ao autocuidado”, completa.