Alagoas

Crea-AL realiza 10ª edição do Congresso Estadual de Profissionais nesta terça-feira

15/07/2019

Após realizar encontros regionais com profissionais de Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) promove nesta terça-feira, dia 16, às 9h, no Hotel Jatiúca e Resort, a 10ª edição do Congresso Estadual de Profissionais de Alagoas (CEP). No evento os participantes irão eleger os delegados, como também analisar e votar quais proposituras, criadas nos regionais, irão para o Congresso Nacional, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Palmas-TO. 

Mas antes da etapa de votação, está programado para ocorrer, na manhã do CEP, três palestras que irão impulsionar o tema central do evento “Estratégias da Engenharia e Agronomia para o desenvolvimento Nacional”.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Alfredo Breda, irá ministrar a palestra “Governança das Empresas de Engenharia e Obras Públicas”. Em seguida, o engenheiro agrônomo e empresário, Edilson Maia, vai abordar o tema “Evolução tecnológica e sua contribuição para o Agronegócio brasileiro”. Finalizando os trabalho da manhã, o ex-ministro e atual secretário de Infraestrutura do Estado, Maurício Quintella vai falar sobre “A governança da Política de Infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia”.

Fernando Dacal, presidente do Crea Alagoas, reforçou a importância do profissional na participação do Congresso. Segundo ele, é um momento que precisa da sensibilidade de todos que desejam uma categoria forte e que busque trabalhar para o desenvolvimento do País. 

“É fundamental a participação dos engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas. Ao finalizar os encontros que nos garantiram proposituras, vamos nesta terça discuti-las com mais detalhes. Acredito que cada proposta alagoana vai contribuir muito para os profissionais do Sistema”, disse Dacal. 

A intenção deste evento é criar propostas que sejam encaminhadas ao Congresso Nacional  com a finalidade de transformá-las em normativos como leis, decretos, ou resoluções que fortaleçam as categorias ligadas ao nosso Sistema.

Pauta da tarde 

O segundo período do dia será voltado às apreciações das 31 proposituras criadas durante os três eventos regionais e também na eleição dos sete delegados representantes de Alagoas. 

É importante que os participantes saibam que estudantes não terão direito a voto e nem a se candidatar para delegado. De acordo com o coordenador da Comissão Organizadora Regional do CEP, Niraldeson Salvador, só profissionais registrados e habilitados pelo Conselho poderão pleitear candidatura para concorrer a delegado.