Geral

Assistência em Ação beneficia famílias do Benedito Bentes

07/07/2019
Assistência em Ação beneficia famílias do Benedito Bentes

Assistência em Ação beneficia famílias no Benedito Bentes

Atendimentos nas áreas de assistência social, educação e saúde mais perto do maceioense. Os moradores do Benedito Bentes tiveram acesso a diversos serviços, na manhã deste sábado (06), com a realização do projeto Assistência em Ação nos Bairros. As atividades aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira.

O principal objetivo da iniciativa é aproximar os órgãos públicos das famílias residentes em áreas de maior vulnerabilidade social, como lembra o prefeito em exercício e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira. “Aqui a gente promove a interação com a comunidade e traz benefícios através de diversos serviços das secretarias. Um dia como hoje gratifica o gestor público por estar perto dos moradores de comunidades carentes. Fico feliz em ver, por exemplo, a garotada do Serviço de Convivência apresentando teatro para os moradores. É uma programação especial que vamos ampliar na gestão municipal”, disse.

A empregada doméstica Jacilda dos Santos aproveitou a folga do fim de semana para solicitar a segunda via da Carteira de Trabalho e cadastrar o currículo da filha no atendimento do Sine Maceió. “Foi ótimo o atendimento. Precisamos mesmo desse tipo de ação com os serviços mais perto de casa. A gente agradece por isso, porque facilita. Na semana eu não posso por causa do trabalho e hoje foi a oportunidade de ser atendida”, relatou.

O projeto, antes intitulado Feira de Serviços, leva em consideração justamente a necessidade dos moradores, como explica a coordenadora geral dos Centros de Referência de Assistência Social no Município, Danielle Oliveira. “A gente faz uma pesquisa e também existe a solicitação da população. A partir disso, há reunião para articular com as secretariais e saber que serviços e ações serão concentrados para melhor atender as pessoas. Hoje foi a vez do Benedito Bentes ser contemplado com a sétima edição do projeto”, enfatizou.

As crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) entraram em cena com a missão de falar de um assunto sério de forma divertida e com uma linguagem popular. Jadson Leandro, de 12 anos, participou da apresentação de teatro sobre o trabalho infantil e conquistou a simpatia de quem assistia. Ele fala do assunto com muita propriedade. “Fiquei nervoso, mas vale a pena porque pode haver crianças aqui que passam por essa situação e a gente veio para conscientizar de que o lugar delas é na escola para no futuro ser um advogado, médico ou juiz”, contou.

Serviços

No atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), os moradores se inscreveram e fizeram agendamentos nos serviços do Cadastro Único (CadÚnico), além de receber informações sobre o Programa Bolsa Família. A equipe também atendeu os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Carteira do Idoso.

Quem estava com dúvidas sobre o programa de Educação Jovens e Adultos (EJA) recebeu orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O cuidado com a saúde não ficou de fora. Cícero Demézio realizou o exame de glicemia. “Fui bem atendido e nós, moradores, ficamos agradecidos, porque a ação é importante e é um apoio para a comunidade”, afirmou.  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou testes rápidos de HIV, Sifilis, Hepatite A, B e C.

Os serviços da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) facilitaram a vida de quem está em busca do primeiro emprego, com o cadastro para a Carteira de Trabalho, além de cadastramento de currículo no Sine Maceió. O espaço da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) dedicou a manhã à exposição sobre reciclagem e doação de mudas.