Geral

Arapiraca cria a sua Comissão de Bem-Estar Animal

26/07/2019
Arapiraca cria a sua Comissão de Bem-Estar Animal

Primeiro encontro aconteceu no auditório da Casa da Cultura (Foto: Breno Airan)

Os animais são seres sencientes, isto é, seres que sentem. Dentro desse olhar mais amplo, vem surgindo uma nova ética para este assunto com, por exemplo, o professor e filósofo australiano Peter Singer, um ativista da libertação animal, tomando à frente.

Sendo eles então seres que sentem — como nós, humanos —, a Prefeitura de Arapiraca se sensibilizou a isto, levando em conta também as solicitações da população quanto ao futuro dos gatos e cachorros de rua.

Eles estão “jogados à própria sorte” e para que não haja superpopulação, medidas já estão sendo tomadas.

Na manhã desta quinta-feira (25), houve uma reunião no auditório da Casa da Cultura, no Centro, tendo como protagonista a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SDUMA).

Segundo a advogada Giovanna Teixeira, representante do setor jurídico da SDUMA, este alinhamento é importante pelo tema não se tratar apenas de Saúde Pública, mas também de Educação Ambiental.

“É preciso fazer toda uma conscientização junto à população para que castrem seus animais domésticos e não os coloquem meramente na rua. São seres vivos, como nós”, ressalta.

PARCERIAS

Na oportunidade foi criada a Comissão de Bem-Estar Animal, que já debateu um possível projeto de prestação de serviços que contemplará as pessoas de baixa renda da cidade que não podem arcar com os custos de esterilização de seus pets.

Este projeto, levado pela veterinária e dona da Clínica Animale, Anne Oliveira, poderá ser direcionado ainda aos animais de rua. Agora é a etapa de viabilização dos recursos para a aplicação dele, que contaria com um automóvel equipado fazendo a castração de gatos e cachorros pelos bairros da cidade.

Além da veterinária e de Giovanna Teixeira, da SMDUMA, estavam presentes neste encontro o superintendente de Lazer e Juventude, da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wesley Correia (SMCLJ); o articulador da Superintendência de Lazer e Juventude da SMCLJ, Anderson Barros; a superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aglaí Tojal; o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da SMS, Emanuel Cardoso; a sócia-fundadora da ONG Protetoras Arapiraca, Jordana de Labert; a presidente do Conselho de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Arapiraca, Ana Luíza Almeida; e o coordenador da Ouvidoria Municipal, da Controladoria Geral do Município, Rodolfo Mecenas.