Geral

Sistema de Videomonitoramento auxilia na solução de roubos e furtos em Maceió

12/06/2019
Sistema de Videomonitoramento auxilia na solução de roubos e furtos em Maceió

Sistema de Videomonitoramento

Com o objetivo de ampliar e dar suporte às estratégias de segurança em Maceió, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) conta com diversas câmeras espalhadas em pontos estratégicos da capital, funcionando 24 horas por dia, que auxiliam no combate a diversos crimes, como roubos e furtos, e até mesmo nas investigações policiais.

Nesta segunda-feira (10), as imagens capturadas pelas câmeras resultaram na recuperação de um veículo roubado. O carro tinha sido levado na tarde do dia anterior e, através do videomonitoramento, foi flagrado trafegando na BR-104, sentido Ufal/Aeroporto.

O Centro de Operações Policiais (Copom) fez o alerta geral e, em menos de 15 minutos, o veículo foi recuperado. Cinco pessoas que estavam no carro foram levadas para o 12º Distrito Policial (DP), sendo três maiores de idade, que foram autuados por roubo, e dois menores, autuados por ato infracional análogo a roubo.

A recuperação de veículos roubados conta com a ajuda do sistema OCR (captura e extração de informações), que faz a leitura das placas dos veículos e identifica registros criminais. De acordo com um dos supervisores do videomonitoramento, tenente Araújo, a tecnologia é uma aliada que tem contribuído bastante para as ações da Segurança.

“Nós identificamos atitudes suspeitas e acionamos os policiais que estão mais perto da localidade e aí eles fazem a abordagem. Já conseguimos recuperar veículos roubados, evitar assaltos a ônibus, arrombamentos, sequestro-relâmpago e até suicídio através do videomonitoramento”, afirmou.

Entre os casos de grande repercussão, o supervisor falou sobre o sequestro-relâmpago de uma mulher, em um shopping da capital, no ano de 2017. “O segurança do shopping percebeu o sequestro e acionou a polícia. Pelo OCR, encontramos o veículo da mulher e conseguimos resgatá-la e prender os suspeitos”, contou.

O tenente Araújo explica que trabalham em ocorrências de diversos tipos de forma integrada com todos os órgãos de segurança. “Muitas vezes as pessoas pensam que as câmeras são só para identificar roubos, ajudar somente as polícias Civil e Militar, mas também ajudamos os outros órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros e a Perícia Oficial. Já identificamos incêndios, ajudamos na apuração das causas de acidentes, entre outros casos”.

O supervisor ressalta que os bons resultados dependem também da cooperação entre a Segurança e a própria população. “Nós monitoramos a cidade e contamos também com a ajuda das pessoas que ligam e relatam as ocorrências e o Copom que, na mesma hora, nos informa e acompanhamos a situação pelas câmeras. Um problema que acontece bastante é com relação a veículos roubados. Muitas vezes a pessoa recupera o veículo e não dá baixa na restrição de roubo, aí acabamos deslocando policiais para recuperar um carro que já está com o proprietário, então precisamos também da ajuda da população”, finalizou.