Geral

Sesi/AL e MVV levam mensagem ambiental a escolas de Arapiraca

12/06/2019
Sesi/AL e MVV levam mensagem ambiental a escolas de Arapiraca
Os heróis do meio ambiente entram no pátio, as crianças aplaudem e vão prestando atenção em cada instante. A esquete teatral, apresentada por atores do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), explica ao público sobre a reciclagem, reutilização, consequências ambientais do descarte impróprio do lixo e promove reflexão.
As ações, que aconteceram dos dias 3 ao 7 de junho últimos, fizeram parte da Semana do Meio Ambiente e contaram com parceria da Mineradora Vale Verde, nos municípios de Craíbas e Arapiraca. Durante o encontro, os estudantes também plantaram mudas de pau-brasil e entenderam um pouco mais as atividades daquela mineradora. As apresentações aconteceram em quatro escolas, com média de 100 a 300 alunos.
Para os alunos, tudo pareceu festa. Amanda dos Santos, de 12 anos, contou que já tinha participado de uma ação parecida, mas nunca plantara uma muda. Além disso, não sabia o que o pau-brasil simboliza para o país. “Sempre é importante aprender sobre a preservação do meio ambiente. Aprender do jeito que aprendemos é muito legal”, disse.
O diretor Anderson Ferreira, da Escola Fernando Collor de Mello, localizada em Arapiraca, não poupou elogios à parceria entre o Sesi e a Mineradora Vale Verde.
“Nós abraçamos a ideia desde o começo. Gostamos da ideia do plantio da muda, porque valoriza uma nova vida, e também do teatro, porque ensina aos alunos de uma forma dinâmica, lúdica, facilitando o aprendizado”.
A Mineradora Vale Verde, em sua apresentação, falou sobre a poluição do ar, com exemplos práticos. Além disso, foi responsável pela plantação das mudas e por trazer um pouco mais de história para os alunos. Coordenador de meio ambiente da empresa, André Maia ressaltou que uma preocupação é de que Alagoas não se torne um estado de alto grau de poluição.
“Isso serve para nos mostrar o que pode acontecer se nós não tomarmos cuidado aqui em Alagoas. Esse dia é muito importante para gente e creio que seja muito importante também para a prefeitura, para o município, para o Estado. A parceria foi feita com o Sesi no sentido de uma apresentação teatral para que a gente possa abordar de uma forma mais divertida, mais visual, a parte ambiental e a parte poluição para as crianças”.
Os atores do Sesi são Gedilson de Paula e Igor Vasconcelos.