Geral

Registro empresarial totalmente online é tema de evento em Arapiraca

19/06/2019
Registro empresarial totalmente online é tema de evento em Arapiraca

A abertura, a alteração e a baixa de empresas de forma totalmente online é o futuro, e para trabalhar isso juntamente aos empresários e profissionais que lidam com o registro empresarial, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promoveu, nesta terça-feira (18), mais uma edição da Oficina para Contadores e Empresários, agora, sendo realizada em Arapiraca.

Possibilitado por meio de parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), o encontro contou com apresentação ministrada pela gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Mariana Torres, sobre o fluxo processual dentro do portal e a utilização da entrada online de documentos através da assinatura com o certificado digital.

Neste mês, a Juceal aprimorou o protocolo de processos por meio do Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento de negócios no estado. Com a melhoria, os empresários podem assinar as documentações utilizando os certificados de tipo A1 e A3, e dar entrada aos processos de qualquer lugar do mundo.

Durante a palestra, a gerente ressaltou pontos como preenchimento da consulta prévia – pesquisa de viabilidade de nome e endereço da empresa -, direcionamento do Documento Básico de Entrada (DBE), reaproveitamento de processos, processos vinculados entre matriz e filiais, tudo encaixado no andamento processual com uso da entrada online.

“A celeridade do processo já é muito grande, e com o uso da entrada online diminuiremos ainda mais o tempo para se abrir uma empresa. Nós damos o prazo de até 48h, mas se o processo estiver correto, cumprindo todas as exigências, ele sai bem antes disso. Temos números de empresas abertas em até 10 minutos após o protocolo”, destacou Mariana Torres, que também frisou a intenção da Juceal em acabar com o uso do papel e tornar o protocolo somente online até o fim deste ano.

Após a apresentação, foi aberto espaço para dirimir dúvidas pertinentes à utilização do portal. E para o contador Aelton de Santana, o momento, assim como o foco da palestra, traz mais uma integração de ações entre o órgão e o seu público alvo. O profissional enalteceu ainda a evolução dos serviços da Juceal durante os últimos anos.

“Sou contador há mais de 20 anos e passei por muitas fases da Junta Comercial, fases como de usar máquina datilográfica e papel carbono. A saída do processo era outra coisa também. Houve processo meu que durou seis meses para sair e hoje a gente protocola e, ao chegar ao escritório, o processo está pronto. Acredito que esses eventos também ajudam nesse crescimento. A gente vai sugerindo mudanças. Agora eu desejo o livro contábil também online”, lembrou.

Realizada na unidade do Sebrae/AL em Arapiraca, a oficina foi a segunda do ano, que contou com edição em Maceió. Estão previstos ainda este ano novos eventos em Delmiro Gouveia e Penedo.