Geral

Primeiro OAB na Comunidade supera expectativas no bairro Canafístula

01/06/2019
Primeiro OAB na Comunidade supera expectativas no bairro Canafístula

Doação de livros e de mudas de plantas, serviços de saúde e beleza, confecção de currículos e de carteirinha do idoso, sorteios e, sobretudo, informação. Essas foram algumas das ações desenvolvidas na manhã deste sábado, 1o de junho, na primeira edição do OAB na Comunidade, promovido pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Arapiraca, no bairro Canafístula.

A comunidade lotou a praça Higino Vital e, de acordo com o presidente da associação comunitária do bairro, Wellington Magalhães, as pessoas estavam ansiosas pela ação. “Todos os dias, falávamos sobre o evento na unidade de saúde e as pessoas demonstravam muito interesse e o resultado é esse aqui, a praça repleta de pessoas. O OAB na Comunidade deixa a gente muito feliz porque é uma ação que beneficia diretamente as pessoas mais carentes do nosso bairro. A Canafístula é uma comunidade carente e muito cultural também e ações como esta sempre têm uma boa resposta das pessoas que moram aqui”, declarou.

Além das palestras que trataram sobre direitos e cidadania, trazendo temas relacionados às principais dúvidas da população sobre direitos previdenciário, do trabalhador, da mulher, entre outros, promovidas pelas Comissões da OAB Arapiraca, que também trouxeram parceiros para falar sobre suicídio e sobre motivação, várias ações foram desenvolvidas por meio de parcerias de empresas e instituições que se juntaram no trabalho voluntário promovido pelo OAB na Comunidade. Cortes de cabelo e barba, escovação, design de sobrancelhas e maquiagem, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, confecção de currículo e de carteirinhas do idoso foram alguns dos serviços oferecidos à população. O evento contou ainda com recreador, aula de ginástica, sorteio de brindes e cestas básicas e encenação teatral.

“Por mim, tinha esse evento todo mês aqui. Meu filho cortou o cabelo e está levando alguns livros para casa e eu estou muito chique com o cabelo escovado e a sobrancelha feita. Foi um dia diferente, de muita coisa boa e de aprendizado também”, afirmou a dona de casa Vanúsia Farias Santos.

Para o presidente da OAB Arapiraca, Hector Martins, a primeira edição do OAB na Comunidade superou as expectativas tanto em relação ao público como também na participação dos advogados. Um total de 108 inscritos na Ordem, de todas as comissões da Subseção, trabalharam voluntariamente na ação.

“Hoje é um dia de muita felicidade para a OAB Arapiraca. Conseguimos oferecer o que temos de melhor para conscientizar e levar cidadania. Foi uma quebra de paradigma para deixarmos de sermos vistos apenas como uma entidade classista. Nós sabemos de nossa importância para a sociedade e hoje cumprimos nossa responsabilidade social. Foi um momento único”, declarou.

Ao final do evento, Hector Martins avalia que o OAB na Comunidade proporcionou aos advogados mais que a oportunidade de fazer trabalho voluntário, promoveu a integração entre a classe e a comunidade. “Saímos dos nossos muros, quebramos qualquer vaidade. Nos unimos e concretizamos um sonho. Mostramos para sociedade que juntos poderemos construir um mundo melhor. Fiquei arrepiado quando vi que a sociedade tinha comprado a ideia e estava entrosada com o projeto. Essa interação foi verdadeiramente o casamento entre instituição e sociedade, e com isso saímos com a certeza de que acertamos muito ao formatar essa tão linda ação. Agora é pensar na próxima comunidade”, concluiu.