sábado, 21 de setembro de 2019

Notícias

In:

Governo Estadual organiza seminário sobre desenvolvimento da agricultura familiar

Por Assessoria

Com o intuito de fortalecer as políticas públicas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) tem se empenhado na organização de um grande seminário que discutirá a elaboração da Política Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Para alinhar os últimos detalhes da programação e logística, nesta quinta-feira (06.06) ocorreu uma reunião estratégica sob a coordenação do superintendente de aquicultura, Reinaldo Falcão, com o acompanhamento do diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e da superintendente de assistência técnica da Emater, Rita de Cássia Lima.

Também participaram das discussões: lideranças dos movimentos sociais do campo (MST, CPT, MLST e MVT) e de instituições voltadas ao desenvolvimento rural (Instituto Terra Viva, Ceapa, Famecal e a Associação de Desenvolvimento Sustentável dos Agricultores Familiares de Major Isidoro).

O seminário acontecerá no dia 19 de junho, no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL) em Maceió, com a participação de 80 convidados(as) entre representantes de movimentos sociais, cooperativas, federação dos pescadores, povos tradicionais e gestores. Serão realizadas palestras sobre “Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável no Nordeste” e “Cenários e caminhos em Alagoas”; além de grupos de discussão sobre os eixos: produção; comercialização; tecnologias; abastecimento; assistência técnica e capacitação.

Esse seminário é a abertura de um canal formal de comprometimento e consolidação de uma proposta de minuta de Lei, que após a aprovação do governador, será encaminhada em julho para a Assembleia Legislativa”, destacou Reinaldo Falcão. Já o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, citou que “o evento será uma grande oportunidade para ampliar o diálogo e a parceria com a sociedade civil, e ainda, discutir as melhorias nas ações e condições de trabalho”.

O evento é o resultado da audiência com o Governador Renan Filho e o Secretário de Estado de Agricultura, Ronaldo Lessa, realizada com lideranças dos movimentos sociais do campo durante a mobilização Abril Vermelho em defesa da reforma agrária.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com