Cidades

Da rivalidade junina entre Palmeira e Estrela de Alagoas quem ganhou foi o povo

13/06/2019
Da rivalidade junina entre Palmeira e Estrela de Alagoas quem ganhou foi o povo

Há 30 dias que as redes sociais de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas não falavam em outra coisa a não ser a abertura dos festejos juninos de 2019. Tudo porque, coincidiu que as duas cidades resolveram promover na mesma data e hora a festa que tem apelo popular em razão do Dia dos Namorados.

A rivalidade ficou acentuada em razão da divergência política dos gestores, que administram os municípios que ficam apenas a 15 quilômetros de distância.

Assessores e simpatizantes de ambos os lados praticamente duelavam em chats nas redes sociais, realizando até enquetes fazendo mensuração de qual seria a melhor atração.

Chegou a noite da festa e a expectativa era geral. Os contedores torcendo uns contra os outros, a rivalidade aumentando, carros de som avisando da festa nas cidade vizinha – tudo para garantir o maior público, mas eis que para a surpresa de alguns, as duas festas foram coroadas de êxito.

Mas restou a pergunta: quem venceu o embate?

Samyra Show foi a atração principal de Palmeira dos Índios

Em Palmeira dos Índios (com cronograma de festa mais longo que se estende até o dia 6 de julho) o prefeito Julio Cezar contratou a atração Samyra Show que fez as honras da casa e lotou o Pátio da “Estação do Forró” diante de nada mais, nada menos do que Mano Walter na praça principal de Estrela de Alagoas. O cantor quebrangulense – mas que hoje é atração nacional, atraiu além dos milhares de nativos, centenas de pessoas de outras localidades para ver seu show na “Festa das Estrelas”, assim batizada pelo prefeito Arlindo Garrote.

 

O embate junino na véspera do dia de Santo Antônio fez rememorar – guardando as devidas proporções – as tradicionais festas de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), que disputam ano a ano o título de maior festa junina do mundo.

Os 140 km que dividem as cidades são palco de uma das maiores rivalidades do país. Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) não gostam muito de dividir esse título e, por isso, fazem de tudo para sair bonito na disputa e conquistar o público amante do forró. Ornamentadas com fogueiras, bandeirinhas e balões, o São João de Campina Grande recebe o título de “Maior São João do Mundo”, enquanto que Caruaru é intitulada como a “Capital do Forró”.

Prefeito Julio Cezar, primeira dama Karla e assessores felizes com o evento

A disputa alagoana garante também se acirrar na próxima eleição, quando essas duas cidades do agreste-sertão fatalmente transferirão a competição para o pleito municipal. Os grupos políticos que dirigem a cidade tendem a se confrontar nas urnas.

O prefeito Julio Cezar que é pré-candidato a reeleição deverá enfrentar também nas urnas a deputada-estadual Ângela Garrote que após o resultado da eleição estadual quando obteve mais de 10 mil votos somente em Palmeira dos Índios se credenciou para a disputa de 2020.

Deputada Ângela Garrote, prefeito Arlindo Garrote e vereador Toninho Garrote recepcionam amigos em Estrela de Alagoas

Mas antes disso, de falar sobre eleição, voltemos aos festejos juninos do próximo ano, quando as atrações deverão ser ainda melhores. A disputa de 2019 já se revelou por demais salutar, dando alternativas ao povo que carece de atrações culturais, tendo em vista que a vida não é feita apenas de “pão”. Um pouco de “circo” também é saudável.

E daí a pergunta que não quer calar: quem vencerá o título de maior festa de Santo Antônio de Alagoas em 2020?

Só quem viver, verá!

Mas uma coisa é certa. Quem ganha com isso é o público, que se diverte onde estiver e onde escolher. Seja em Palmeira dos Índios ou Estrela de Alagoas.

Alavantu!