Geral

Convênio entre CESMAC e Casas Jardim Tintas vai promover revitalização das casas da comunidade que vive no entorno da Instituição

12/06/2019
Convênio entre CESMAC e Casas Jardim Tintas vai promover revitalização das casas da comunidade que vive no entorno da Instituição

O Termo de Parceria para execução do Projeto Acadêmico, integra a segunda etapa do Projeto Intervenções Urbanas no Polígono CESMAC, coordenado pelas professoras Carol Gusmão e Morgana Medeiros. O objetivo é revitalizar as casas da comunidade que reside no entorno do Centro Universitário CESMAC, englobando as ruas Íris Alagoense e Cônego Machado, além da Comunidade do Bolão.

A iniciativa pretende destacar a Criatividade, inovação e o conhecimento da comunidade. O Reitor, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, ressaltou a importância das cores. “Uma casa bem pintada passa alegria, por isso as cores são muito importantes para proporcionar um clima alegre, no pessoal, profissional e social. Portanto, é uma satisfação para o CESMAC assinar esse convênio, que vai levar uma atmosfera feliz para a comunidade do entorno da Instituição”, declarou.

A Pró-Reitora Acadêmica Adjunta, Profa. Dra. Claudia Medeiros afirmou: “O CESMAC reforça ainda mais as questões culturais e, com isso, pretende trazer a comunidade para a Instituição, com essa nova proposta de revitalização das casas. A contribuição das Casas Jardim Tintas, sem dúvida, dará essa condição diferenciada”, detalhou.

Para o diretor-presidente da Casas Jardim Tintas, Dr. Luiz Antônio Jardim, “o momento atual é favorável às parcerias, pois o projeto valoriza o trabalho, a criatividade acadêmica e também da comunidade. Já estamos trabalhando nesse sentido há algum tempo, realizando intervenções comunitárias com pouca verba”, explicou.

A iniciativa também vai ser ampliada com os projetos de Extensão Comunitária, como explica o Coordenador Geral de Extensão, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, “o Projeto de Cores vai acontecer com uma dimensão maior, envolvendo a extensão universitária do CESMAC e com a participação da comunidade. A ideia é promover o envolvimento dos jovens em alguns Programas de Extensão Comunitária, como cursos de música, participação no Coral, além de incentivar talentos para pinturas”.

De acordo com a Profa. Morgana Medeiros, “a ideia com a revitalização da região, é reforçar a noção de pertencimento através da cor, que tem a capacidade de mudar a vida das pessoas”. Em julho, acontece a proposta de cores com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, em oficinas oferecidas pela Casas Jardim Tintas. Em agosto, deve ser iniciada a pintura das casas da comunidade.