Geral

Cidades Inteligentes: Prefeito participa de congresso internacional

30/06/2019
Cidades Inteligentes: Prefeito participa de congresso internacional

Rui Palmeira, prefeito de Maceió

O prefeito Rui Palmeira integra delegação brasileira que participa, deste domingo (30) a 4 de julho, do Smart City Expo Latam Congress. O evento acontecerá na capital mexicana e na cidade de Puebla, também no México, com a participação de gestores municipais que integram a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Durante o congresso, serão discutidas propostas para responder às demandas dos cidadãos e o desenvolvimento de Cidades Inteligentes, com estímulo à participação. Serão abordados tópicos como governo aberto, energia e meio ambiente, equidade, aprendizagem e cultura, mobilidade e planejamento urbano e territorial, segurança, transformação digital e desenvolvimento econômico.

Vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes da FNP, Rui Palmeira fará intervenção na plenária Quais são os desafios e soluções para uma transformação digital dos governos? O painel está marcado para a próxima quarta-feira (3) pela manhã na cidade de Puebla, onde estará sediada parte da programação.

O prefeito lembra que a finalidade da rede é conectar a cidade e o cidadão, seja por meio de tecnologias, da produção de conhecimento ou da proposição de soluções e boas práticas de gestão.

“A Rede Cidades Inteligentes promove a colaboração entre instituições públicas e privadas e destas com a população, com o objetivo de  fazer uma cidade mais justa e inclusiva, otimizando os recursos para facilitar o acesso aos serviços e melhorar a qualidade de vida”, afirma.

O congresso será aberto neste domingo (30) às 20h, na Cidade do México, onde prossegue na segunda-feira (1º) com apresentação de iniciativas para a promoção de cidades inteligentes e digitais (Smart City, Safe City, IOT). Na terça (2) e na quarta-feira (3), a programação ocorrerá na cidade de Puebla, onde haverá as plenárias temáticas e eventos direcionados à gestão pública municipal.

O público do encontro também terá acesso a exposição de produtos e serviços ligados aos temas em discussão. Para facilitar a compreensão das discussões, o Smart City Expo Latam Congress desenvolveu um aplicativo para celular com as informações sobre o evento. O aplicativo oferece informações atualizadas sobre o programa de atividades por evento e sobre os palestrantes, além do gerenciamento de contatos feitos durante o evento.

A Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) tem como finalidade conectar municípios, universidades e iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos, dando apoio institucional às iniciativas e divulgando boas práticas de gestão.