Cidades

Barragem Gravatá vai garantir água e fortalecer a agricultura familiar em Cacimbinhas

22/06/2019
Barragem Gravatá vai garantir água e fortalecer a agricultura familiar em Cacimbinhas

Aguardada pela população há mais de 30 anos pela população do Agreste e região, a construção da barragem Gravatá, em Cacimbinhas, tem caminhado a passos largos. A obra vai garantir segurança hídrica e solucionar o problema da estiagem que atinge centenas de famílias que dependem da atividade rural fortalecendo a agricultura familiar.

 

Barragem Gravatá 02

A obra foi orçada em mais de R$1,2 milhão, com recurso do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Logo após a assinatura da ordem de serviço concedida pelo Governador Renan Filho em abril deste ano, a obra de segurança hídrica foi iniciada no mesmo mês e a expectativa é que seja finalizada até setembro.

 

Barragem Gravatá 03

“A construção já está 35% concluída, estamos empenhados em finalizar a barragem Gravatá o quanto antes para atender as necessidades do povo da região. A obra será de grande impacto para as pessoas que criam seu gado e vivem da agricultura familiar”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura Maurício Quintella.

 

Barragem Gravatá 04

A barragem Gravatá será alimentada pelo riacho Gravatá. Com perspectiva de beneficiar cerca de 4.700 habitantes da zona rural de Cacimbinhas e municípios vizinhos, a obra ocupará uma área de 99 mil metros quadrados, terá capacidade para acumular 280 mil metros cúbicos de água e durante o inverno permitirá uma vazão regularizada de 20 metros cúbicos de água por segundo.

 

Aumento do número de vereadores em Arapiraca 

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, Jairo Barros ainda não se pronunciou sobre o aumento do número de vereadores a partir de 2020 de acordo com a reforma política. Em Maceió. a segunda votação vai ocorrer no próximo dia 25 deste mes. O número de vagas vai subir de 21 para 25 vagas. Em Arapiraca, esse número pode aumentar de 17 para 21 vagas. De acordo com a reforma e o fim das coligações muitos vereadores com sucessivos mandatos podem ficar de fora.

 

Ex-prefeito Jacob Brandão ganha direito a prisão domiciliar

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) converteu a prisão preventiva do ex-prefeito de Mata Grande, alto Sertão do Estado, José Jacob Gomes Brandão, em prisão domiciliar. Jacob Brandão foi preso em agosto de 2018, acusado de integrar uma organização criminosa envolvida em desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, corrupção e falsidade ideológica.

 

Ex-prefeito Jacob Brandão 02

 Tarcizo Freire está sintonizado com o prefeito Rogério Teófilo

O prefeito Rogério Teófilo (PSDB)está em uma perfeita harmonia com o deputado estadual Tarcizo Freire (PP) tudo no objetivo do desenvolvimento de Arapiraca. Freire indicou um dos seus principais auxiliares para comandar a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, o advogado Carlos Lúcio que vem desenvolvendo inúmeros projetos de incentivo e aumento da produção de alimentos e, sobretudo o cultivo de hortaliças em grande escala e com tecnologia.

 Uma das operações em que ele foi investigado foi a Sepse, que prendeu suspeitos de integrar um esquema de desvio de recursos na área da saúde em Mata Grande. A outra foi a Operação Ánomos, que prendeu suspeitos de participação em um esquema que desviou dinheiro público da prefeitura por meio de contratos com empresas fantasmas para locação de veículos.

 

Centro Pop Arapiraca

Com quatro anos de atividades, o Centro Especializado para População de Rua, o Centro Pop de Arapiraca, já contabiliza mais de 1.600 atendimentos ao público. O espaço acaba de ganhar novas instalações e funciona na mesma rua da sede anterior, mas em localização mais próxima do centro da cidade, na Rua Domingos Correia, 955.

 

Centro Pop 02

De acordo com a assistente social e coordenadora do Centro Pop de Arapiraca, Telma Freire, homens em idade produtiva, na faixa etária entre 18 e 35 anos, representam 85% das pessoas que vivem em situação de rua na segunda maior cidade de Alagoas. A maior parte é procedente de outras cidades da região e, também, de capitais como Aracaju, Salvador e Maceió.

 

Vacinação contra aftosa atinge meta prevista

Alagoas atingiu a meta de vacinação contra a febre aftosa estabelecida Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Este ano, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) registrou um índice de 95% da cobertura vacinal do rebanho de bovídeos em todo o estado.

 

Vacinação contra aftosa 02

A primeira etapa da vacinação foi realizada de 1º a 31 de maio. Após seis anos, não houve a prorrogação da campanha em Alagoas, que atingiu a meta vacinal equivalente a 1.056.854 animais em todo território alagoano dentro do período estipulado. Dos 102 municípios alagoanos, oito não ultrapassaram o índice mínimo exigido pelo Mapa, que é de 90%.

 

Angela Garrote diz que Rodrigo Cunha nada faz pelo Estado

A deputada Ângela Garrote (PP) durante a convenção do seu partido, no final de semana, lamentou que o ex-senador Benedito de Lira, presidente do Progressistas em Alagoas, não tenha sido reeleito para o Senado. “Infelizmente eu sei que muitos prefeitos traíram o senador Benedito de Lira. Entretanto, foram eles que decidiram trocar o voto e deixou agora o povo de sua cidade sem saúde”, disse a deputada em seu discurso segundo um site local.

 

Angela Garrote 02

 Sem citar nomes, a deputada conhecida por não ter papas na língua, diz que o deputado eleito “nada fez pelo seu estado”. “É uma pena que Alagoas no momento que estava precisando mais do Benedito de Lira tenha optado por eleger um deputado estadual, que se elegeu (para o Senado) e até o momento nada fez pelo seu Estado: só conversa bonita”. Desabafou a parlamentar em matéria veiculada no Blog do Edivaldo Júnior.

 

Angela Garrote 03

O ‘recado’, direcionado ao senador Rodrigo Cunha (PSDB), deve se repetido a partir de agora e com mais força. E não é só Ângela Garrote que deve embarcar na crítica a políticos que priorizam a atuação nas redes sociais – ‘esquecendo’ às vezes de visitar sua base. Alguns deputados estaduais começaram a fazer críticas abertas a forma como alguns políticos tem usado as redes para fazer promessas não cumpridas. Entre os criticados estão Renan Filho e JHC.