Geral

Arapiraca supera a meta de vacinação contra influenza preconizada pelo Ministério da Saúde

15/06/2019
Arapiraca supera a meta de vacinação contra influenza preconizada pelo Ministério da Saúde

Arapiraca superou a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde para a imunização contra a influenza. E aplica 58 mil 993 doses da vacina, que representa 102,99% do público-alvo da campanha. Os números indicam o empenho da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, em mobilizar a população para a importância da proteção contra o vírus da gripe.

A campanha nacional, que aconteceu no período de 10 de abril a 31 de maio, seguiu até a semana passada em Arapiraca, após orientação do Governo Federal para estender o prazo.

Adriana Duarte, coordenadora  de Imunização, explica que o município zerou o seu estoque de vacina e somente poderia ampliar o período de imunização ou expandir a aplicação da dose para toda a população, após envio de nova remessa  pelo Ministério da Saúde, específica para essa finalidade, o que até o momento não foi sinalizado pelo Governo Federal.

“E vale ressaltar  que ainda aguardamos o envio das segundas doses da vacina para as crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, que nunca tomaram a dose da vacina, público-alvo da campanha, que é  prioridade”, afirmou a coordenadora.

Adriana Duarte ainda explica que, após o anúncio do Governo Federal de ampliação da campanha para toda a população, a partir da sobra da vacina, não pode ser seguido pelo município, já que, antes mesmo do dia 31 de maio tinha superado o percentual de 90% de imunização. Portanto, sem excedente.

A vacina
A vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Além de imunizar as pessoas contra a influenza, a H1N1, a imunização protege a população contra as gripes típicas do inverno.

Influenza
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).