Cidades

Região dos Quilombos será promovida em Congresso de Turismo nacional

20/05/2019
Região dos Quilombos será promovida em Congresso de Turismo nacional

A participação de Alagoas no 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR), entre 22 e 25 de maio de 2019, vai apresentar uma faceta não antes explorada do estado no evento. Sempre focada no sol e mar, a presença levará à capital baiana a cultura de três municípios da Zona da Mata, na região dos Quilombos. São José da Laje, União dos Palmares e Viçosa foram selecionadas para adequar-se ao tema do ano: etnias brasileiras.

Influenciados pelo histórico da cultura africana em forte presença na região, principalmente entre os primeiros séculos da nação, hoje simbolizada pela Serra da Barriga e pela figura de Zumbi dos Palmares, os costumes ainda se mantém intensos na culinária, manifestações culturais e arquitetura. E é este lado mais interiorizado que Alagoas vai mostrar ao país.

“O Ministério do Turismo vem há algum tempo incentivando essa interiorização, pois descobriram que novas vertentes vêm surgindo e focam em propostas distintas do padrão capital. Há agora o turismo ecológico, o turismo de observação de pássaros, de aventura, entre tantos outros catalogados. A tônica é a vivência”, explica Jacineide Maia, secretária de Cultura e Turismo de São José da Laje. “Levaremos ao evento o que temos de melhor, como a Reserva ecológica Osvaldo Timóteo, a Usina Serra Grande e também nosso calendário de eventos, que trazem o Melaço do Carnaval, as cavalgadas, a festa do nosso Padroeiro”, descreve.

Provando que a tendência é verdadeira, Jacineide comenta ainda sobre o aumento de interesse de profissionais da área de turismo pelo município. “É notável a procura por nossa região, o que nos deixa bastante animados. Recebemos recentemente alguns operadores de turismo, em road show, com o intuito de conhecer o destino. Nós, claro, temos total intenção de inclui-lo neste mapa do turismo, por isso existem planos para incentivos com infraestrutura em hotelaria e gastronomia.”

O CBGTUR é um grande expositor a nível internacional, promovido pela Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil – FENAGTUR, reúne anualmente profissionais da área de todos os cantos do país, como também estrangeiros. Nesta edição, sediada por Salvador, na Bahia, mãe Neyde Oya D’Oxum, Patrimônio Vivo de Alagoas, também ministrará um workshop de culinária africana.