Geral

Quatro mulheres dão à luz a gêmeos em hospital de Arapiraca

04/05/2019
Quatro mulheres dão à luz a gêmeos em hospital de Arapiraca

Às vésperas do Dia das Mães, comemorado no domingo, 12 de maio, o nascimento de oito crianças gêmeas chamou atenção de profissionais do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.

A coincidência, inédita no local, ocorreu durante o final do mês passado. Os bebês passam bem, sendo que seis deles já estão na enfermaria Canguru à espera de alta. Dois, os nascidos há menos tempo, estão na UTI Neo recebendo os cuidados necessários.

“Estamos monitorando todos com muito carinho e atenção. Alguns já ganharam peso necessário para irem para a casa, mas a indicação é de que eles só saíam com os irmãos, porque a mãe fica mais tranquila e isso contribui com a evolução clínica”, comentou a enfermeira Andreia Lima, coordenadora do Complexo Neo.

Andreia explicou ainda que após a alta, as crianças com residência em Arapiraca serão encaminhadas ao Espaço Nascer, unidade referência para bebês de alto risco. Quem mora em outros municípios continuará recebendo atendimento no HR.

A gestação gemelar consiste numa gravidez de mais de um feto. Ela pode acontecer porque o embrião se partiu (gerando gêmeos idênticos) ou porque a mulher ovulou mais de um óvulo e foi fecundada por espermatozoides distintos, gerando mais de um bebê – gêmeos diferentes.

Mães comemoram

A gestação de filhos gêmeos foi uma notícia de muita alegria para as novas mamães. Adriana Lúcia, 30, catadora de recicláveis, já era mãe de outros quatro filhos, mas comemorou a chegada do casal Eduardo e Maria Luiza.

Alegria compartilhada também pela Andreia Maria, 37, grávida de gêmeos pela segunda vez. “Tenho duas meninas e agora dois meninos, o Samael e o Azrael”, disse a mãe, contando que os nomes são de origem bíblica e foram escolhidos junto com o pai.

Já a enfermeira Leide Diana, 32, moradora de Minador do Negrão, no Sertão de Alagoas, também estava radiante com a chegada dos meninos Heitor e Arthur. “Ter gêmeos era o meu sonho”, relatou. A quarta mãe permanece na UTI com os recém-nascidos, que estão recebendo os cuidados da equipe e passam bem.

Segundo o diretor médico do Hospital Regional, Ulisses Pereira, a equipe está empenhada e dedicada aos bebês. “Nascimentos aqui são a rotina, mas casos assim sempre chamam a atenção”, falou.