Geral

Prefeitura renova contratos e garante coleta seletiva

24/05/2019
Prefeitura renova contratos e garante coleta seletiva

Titular da Slum, Gustavo Acioli Torres assina renovação de contratos com as cooperativas de catadores de Maceió. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Slum

A coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta na capital está garantida e deve ser ampliada para novos bairros nos próximos meses. Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Maceió renovou os contratos com as quatro cooperativas de catadores para a continuidade da prestação do serviço. A assinatura foi realizada pelo superintendente Gustavo Acioli Torres, titular da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), órgão responsável pela gestão dos contratos, durante reunião com as representantes da Cooprel Benedito Bentes, Cooprel Antares, Cooplum e Coopvila.

“A renovação dos contratos com as cooperativas de catadores reforça o compromisso da gestão do prefeito Rui Palmeira em fortalecer a coleta seletiva como uma das medidas para a destinação adequada dos resíduos sólidos, reduzindo também o quantitativo que é encaminhado ao aterro sanitário e que poderia ser reutilizado. Nosso compromisso é fortalecer estas cooperativas, que foram contratadas pela primeira vez pela prefeitura no ano passado, um marco na gestão da limpeza urbana e sustentabilidade na capital”, disse Gustavo Acioli Torres.

Titular da Slum, Gustavo Acioli Torres assina renovação de contratos com as cooperativas de catadores de Maceió. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Slum

Na reunião, ao assinar os contratos, o titular da Slum explicou que o serviço continuará atendendo as 18 mil residências em 11 bairros da capital, conforme já é realizado há um ano, além dos 18 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) que as cooperativas também fazem o recolhimento. “Mantivemos os contratos com os números já vistos anos e firmamos também o compromisso de ampliar o serviço. A expectativa é de que a coleta seja ampliada em até 50% em relação às residências, alcançando novos bairros, e vamos entregar ainda novos PEVS”, acrescentou o superintendente.

Patrícia Ramos é moradora do Benedito Bentes II. Lá, ela comanda a unidade da Cooprel, que conta com 30 cooperados responsáveis pelo recolhimento em todo o complexo habitacional. Representando as demais cooperativas, Patrícia falou feliz sobre a renovação dos contratos.

Gustavo Torres e Fábio Palmeira, secretário-adjunto de sustentabilidade, com as representantes das cooperativas. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Slum

“É a segurança do nosso trabalho, garantimos a continuidade de algo que estamos fazendo com muito amor e carinho. A renovação dos nossos contratos é uma forma de reconhecimento da Prefeitura ao nosso trabalho. Estamos fortalecendo este elo e tivemos o comprometimento do superintendente para que em breve possamos atender também outras regiões da cidade. Para nós, é de grande importância receber este incentivo”, disse presidente da Cooprel Benedito Bentes.