Geral

Maio Amarelo alerta para a construção de um trânsito mais seguro

20/05/2019
Maio Amarelo alerta para a construção de um trânsito mais seguro

Conscientizar para que um trânsito mais seguro e humano seja construído por todos. Com o intuito de alertar e impactar os condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas da capital sobre os riscos causados pela imprudência nas vias, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem desenvolvido ações em alusão ao movimento mundial do Maio Amarelo.

Com palestras em escolas e empresas, além de blitzes nas ruas de Maceió, a equipe de Educação da SMTT também está instruindo a população para ser multiplicadora da boa conduta no trânsito.

A primeira ação da campanha do Maio Amarelo 2019 realizada pela SMTT foi na Avenida Leste-Oeste, no Farol. Na ocasião, os motoristas foram alertados sobre os riscos de se comprar produtos de crianças nos semáforos da capital e os perigos de acidentes e atropelamentos que os jovens correm ao realizar essa atividade ilegal.

Já na última semana, três escolas das redes municipal, estadual e privada também foram contempladas com a programação do Maio Amarelo. Tendo como foco os alunos do 6° ao 9° ano, a equipe de Educação da SMTT realizou palestras e apresentou vídeos interativos dentro das salas de aula. Aproximadamente mil alunos foram abordados.

“Diferente das atividades realizadas com as crianças quando utilizamos fantoches e fazemos brincadeiras, com o público adolescente nós trabalhamos o lado emocional. Para esses alunos, mostramos as consequências irreversíveis causadas pela falta de atenção, de educação e de gentileza no trânsito”, pontuou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

Os colaboradores da SMTT também palestraram para aproximadamente 160 motoristas profissionais na última terça-feira (14). O encontro aconteceu na sede do Sest/Senat, na Serraria, e alertou os condutores sobre os cuidados que devem ser adotados no trânsito.

“É muito importante a realização das palestras com esses profissionais do trânsito. Diariamente estes motoristas trafegam pelas vias da cidade trabalhando e muitas vezes acabam se deparando com condutores imprudentes, que desrespeitam as leis de trânsito e colocam em risco a vida de todos”, explicou Juliana. 

Ação nas ruas

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou nessa sexta-feira (17), no bairro do Farol, mais uma ação educativa como parte das atividades desenvolvidas pelo órgão para o Maio Amarelo. A atividade contou com a participação de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito.

“O intuito dessa ação foi mostrar para todos as consequências causadas pela má conduta no trânsito. Para impactar ainda mais os condutores sobre esses riscos, a equipe contou com a participação de pessoas que convivem com algum tipo de sequela causada por acidentes de trânsito, onde eles relataram para quem foi abordado durante a blitz educativa sobre as consequências irreversíveis que a falta de respeito às normas de trânsito pode causar”, contou a diretora de Educação da SMTT, Juliana Normande.

Vítima de um grave acidente de trânsito no ano de 2002, Renato Lourenço da Silva é paratleta na modalidade de basquete em cadeira de rodas. Ele destacou a importância da atividade realizada pela SMTT. “Quando vinha de Satuba para Maceió para buscar uma pessoa colidi de frente com um caminhão. Nesse incidente acabei perdendo a minha perna esquerda. Acho fundamental essa iniciativa da SMTT, pois com ela conseguimos impactar e incentivar todos os motoristas, pedestres e motociclistas a não misturarem álcool e direção, orientar que eles respeitem as faixas de travessia, além de explicar a necessidade de se ter a atenção redobrada nas vias. São pequenas atitudes que podem salvar muitas vidas”, disse.

Elaborada pela equipe de Educação de Trânsito da SMTT, a blitz contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas), além do Sest/Senat. Na oportunidade, também foram distribuídos panfletos e brindes para todos os condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas que participaram da ação.