Geral

Hospital realiza seminário sobre suicídio e homenageia jovem arapiraquense

15/05/2019
Hospital realiza seminário sobre suicídio e homenageia jovem arapiraquense

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, promoveu na manhã desta quarta-feira, 15, o 1º Seminário de Prevenção do Suicídio, onde ocorreu uma grande homenagem ao jovem arapiraquense Michell Alexandre, falecido em 2017.

O evento, realizado pelos Núcleos de Educação Permanente e de Humanização Hospitalar, contou com a presença de diretores e funcionários da unidade, conselheiros do Rotary Club, além de familiares e amigos do homenageado.

A programação foi iniciada com a exibição de vídeos contendo depoimentos sobre o jovem. Logo depois, o empresário José Luiz, conselheiro do hospital e pai de Michel, enalteceu a trajetória do filho e sua relação com familiares e amigos.

“Ele era muito amigo, perguntava sempre se estava acontecendo algo com as pessoas perto dele, mas o mesmo precisou de ajuda e não disse. Imaginem para o pai receber uma notícia de que seu filho foi pra eternidade. Mas agradeço de coração esta homenagem e quero deixar uma mensagem aqui – lutem pela vida. Obrigado”, afirmou.

A solenidade também reservou o descerramento da placa na entrada do auditório, que passou a ser chamado Michell Alexandre. O cantor César Soares e o músico Jacob Carvalho também emocionaram os presentes com apresentações de violão e saxofone.

Em sua fala, o provedor do HR, Geraldo Magela Pirauá, explicou o motivo da escolha do nome de Michell. “Ele semeou o bem e deixou o seu legado. Uma justiça o que estamos fazendo a esse jovem que acabou tirando sua vida em prol de uma razão que só ele entendeu”, colocou.

Seminário

A programação do Seminário de Prevenção do Suicídio começou com as boas vindas dadas pela coordenadora do Núcleo de Humanização do Hospital Regional, Eliane Andrade. Em seguida, o provedor da instituição falou sobre o evento.

“Esse seminário é para que nós percebamos que o maior remédio para o grande sofrimento, que é destruir a própria vida, é o amor, cheio de compreensão, perdão e não julgamento. Tenho certeza que sairemos bastante comprometidos que o amor é uma solução para que se evite o suicídio”, afirmou Pirauá.

A psicóloga Giselda Ferreira Melo foi uma das ministrantes do evento. Sua palestra, “Sinais de alerta para o suicídio. Como ajudar?”, tirou dúvidas e chamou atenção dos presentes para os mais diversos motivos que podem ocasionar o fato. O encerramento foi feito pelo hipnólogo Joseph Thiago Ribeiro, que proferiu a palestra “Pensamentos práticos sobre suicídio e a depressão”.