Alagoas

Deputados apresentam sugestões para utilização da água do Canal do Sertão

07/05/2019
Deputados apresentam sugestões para utilização da água do Canal do Sertão

Deputados apresentam sugestões para utilização da água do Canal do Sertão

A sessão especial que debateu o Canal do Sertão e o uso sustentável de suas águas, realizada nesta segunda-feira, 6, contou com a participação de dez parlamentares, além do propositor, deputado Inácio Loiola (PDT). Com uma plenária bastante movimentada, vários deputados expuseram suas opiniões e deram sugestões visando encontrar meios para viabilizar, de forma concreta, a gestão das águas do canal. Na condição de presidente da Comissão de Agricultura da Casa, o deputado Yvan Beltrão (PSD) encerrou a sessão especial dizendo que toda a Assembleia Legislativa está comprometida com o homem do campo e apresentou como sugestão, que a Casa tenha um representante no Comitê Gestor do Canal do Sertão.

“Precisamos fazer parte dessa gestão, sair do papel, a Assembleia junto com os gestores das secretarias de Agricultura, de Meio ambiente e Recursos Hídricos, e a de Infraestrutura, porque temos muito o que trabalhar pela nossa agricultura”, disse Yvan Beltrão.

O deputado Davi Maia (DEM), que esteve visitando o Canal do Sertão na última quinta-feira, 2, apresentou um vídeo onde diversos agricultores relatam as dificuldades em ter acesso a água. “Os agricultores passam sede e fome sem conseguir produzir. O Governo prometeu kits de irrigação, sabe quantos chegaram? Nenhum”, denunciou Maia, acrescentando que os agricultores mostrados no vídeo estão produzindo por conta própria. O parlamentar cobrou ainda uma participação mais efetiva do Legislativo nas reuniões do Comitê Gestor do Canal do Sertão.

Já a deputada Ângela Garrote (PP) destacou a importância das discussões em torno da problemática que envolve a obra.“O Canal do Sertão vem sendo cantado em verso e prosa, faz parte dos discursos oficiais e das forças vivas da sociedade”, observou a parlamentar. “Sabemos que faz parte duma obra de infraestrutura que é de fundamental importância para o Sertão de Alagoas, pois vai garantir a economia local e a superação de falsa dictomia entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento social no Sertão do Estado”, declarou Ângela Garrote, acrescentando que apesar de todos os investimentos, não acredita que as obras do Canal serão concluídas dentro do prazo previsto pelo Governo.

Parabenizando o deputado Inácio Loiola pela proposição da sessão especial, o deputado Marcelo Beltrão (MDB), observou que, todas as explanações sobre o Canal do Sertão, convergem para que a agricultura familiar possa despontar e se transformar num grande projeto de distribuição de renda. “Precisamos encaminhar soluções para que se possa, realmente, efetivar ações e atender o agricultor familiar trazendo renda e a autonomia necessária para desenvolver o nosso Estado”, declarou Beltrão.

O deputado Gilvan Barros Filho (PSD) questionou sobre as verdadeiras intenções do Governo para com o Canal do Sertão. “O que o Governo do Estado quer do Canal do Sertão? Nos precisamos fazer algumas reflexões para poder construir algo de bom para deixar aos alagoanos que serão o futuro do nosso Estado”, questionou Barros, observando que Alagoas poderiam ser um pólo de fruticultura, com geração de emprego e renda nos municípios de pequeno porte. “Gerar emprego em Maceió, Arapiraca ou em alguns pólos, tem suas facilidades; agora, gerar emprego lá no Sertão, não é tão fácil. Mas poderia ser se o Canal do Sertão não fosse tão burocrático”, concluiu Gilvan Barros.

A deputada Fátima Canuto (PRTB) disse que teve oportunidade de conhecer o Canal do Sertão e disse que um dos pontos mais discutidos foi a criação de uma agencia de regulação para as águas. “Quando vemos aquela região tão carente de água e aquela abundancia ainda sendo subutilizada. Sou uma defensora da agricultura familiar, da bacia leiteira, e digo que junto com o deputado Inácio e demais parlamentares, acompanharemos esse projeto tendo a certeza de que o Canal do Sertão ainda irá beneficiar milhares de famílias alagoas”, declarou Canuto.

A deputada Jó Pereira (MDB) destacou que uma atuação voltada para o homem do campo dá resultados positivos e lembrou que já encaminhou à Comissão de Agricultura da Casa e ao Governo do Estado alguns programas que não estão sendo implementados: o programa de distribuição de sementes, o programa do leite e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Que não foi executado e precisa ser prioridade na agenda do Fundo Estadual de Erradicação e Combate a Pobreza (Fecoep)”, lembrou a parlamentar,.

Os deputados Paulo Dantas (MDB), Cabo Bebeto (PSL) e Francisco Tenório (PMN) também estiveram presentes na sessão.