Cidades

JHC garante com Ministro da Saúde aumento da verba de custeio para a Saúde dos Municípios

15/04/2019
JHC garante com Ministro da Saúde aumento da verba de custeio para a Saúde dos Municípios

O Deputado Federal JHC (PSB/AL), esteve reunido com o Ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Herinque Mandetta, de quem conseguiu o empenho e a garantia para aumentar a destinação de recursos, as emendas de custeio, para a Saúde dos Municípios.

Desde de 2018, que os repasses para a Saúde são feitos por meio de dois blocos, sendo um de custeio e outro de investimento e diante das dificuldades relatadas pelos prefeitos, inclusive durante a XXII Marcha em defesa dos municípios, quanto ao financiamento da saúde, o deputado JHC foi ao Ministério da Saúde, tratar do assunto diretamente com o Ministro Mandetta.

“Antes da constituição de 88 os municípios ficavam com mais de 60% da arrecadação, hoje inverteu: a União abocanha esse percentual e aos municípios sobram apenas 18%. É nas cidades que as pessoas vicem, estudam, trabalham e usam os serviços públicos. Tratei do assunto com o Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, que se comprometeu em aumentar o repasse da verba de custeio – que é o que permite atendimento”, avalizou JHC.

O deputado, que é um dos mais atuantes e transparentes da bancada e tem sido vítima de constantes fake news, devido ao permanente crescimento como favorito numa possível eleição da capital de Alagoas, reforçou o pedido ao Ministro para “desburocratizar os procedimentos para execução das medas parlamentares, especialmente em relação à Caixa Econômica, que tem sido objeto de muita insatisfação por parte dos gestores municipais”, Reforçou.

O anuncio do deputado JHC, com relação ao aceno positivo do Ministro, vem numa semana muito importante para Alagoas, em que dezenas de gestores estiveram em Brasília, durante a XXII Marcha dos prefeitos , em defesa de melhorias para os municípios alagoanos.