Alagoas

Deputado Tarcizo Freire pede a implantação de Centrais de Regulação de Leitos do SUS em todo Estado

10/04/2019
Deputado Tarcizo Freire pede a implantação de Centrais de Regulação de Leitos do SUS em todo Estado

Deputado estadual Tarcizo Freire

O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, a Indicação 98/2019, que solicita do governador Renan Filho (MDB) e do Secretário Estadual de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, a criação de Central de Regulação de Leitos do SUS em nível estadual e firme convênios e parcerias com os municípios com gestão plena na saúde, viabilizando, nos mesmos a criação de centrais de regulação de leitos nos respectivos.

Dependendo da gravidade dos casos, muitos pacientes precisam ser transferidos diariamente de hospitais de pequeno porte ou Unidades de Saúde para hospitais com melhor estrutura para o município de Arapiraca e para a capital Maceió.

De acordo com o parlamentar, a implantação da Central de Regulação de Leitos além de melhorar a qualidade do serviço, vai evitar a peregrinação dos pacientes de hospitais em hospitais, fazendo com que os serviços sejam prestados de forma universal para todos, em tempo hábil, salvando vidas, desabafou o parlamentar.

Freire disse ainda que considerando a necessidade de organizar e regular as vagas dos leitos na rede hospitalar pública e privada, em especial nas UTI’s, de forma que o gestor possa aperfeiçoar o serviço prestado pelo SUS e facilitar a supervisão e auditoria hospitalar tendo como objetivo a qualidade do serviço.

O deputado enfatizou a importância da citada criação para os alagoanos. “Além de proporcionar o acesso da população aos serviços de saúde em todos os níveis de atenção, a criação das centrais de regulação vai garantir a todos o acesso ao serviço público de saúde de qualidade e eficiência, pois será garantido aos alagoanos agilidade e qualidade no acesso à saúde pública, reduzindo o tempo de espera para consultas, exames e internações, bem como, o número de transportes de pacientes entre municípios.”