Cidades

Cursos do Senai/AL geram emprego e renda em comunidade de Taquarana

15/04/2019
Cursos do Senai/AL geram emprego e renda em comunidade de Taquarana

Moradores da cidade de Taquarana, ganharam 62 certificados de dois cursos de capacitação, Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos’ e ‘Fabricação de Produtos com Frutas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) entregou, para moradores do município de Taquarana, em parceria com a prefeitura, 62 certificados, de duas capacitações. Os alunos concluíram os cursos de ‘Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos’ e ‘Fabricação de Produtos com Frutas’.

A solenidade aconteceu na última terça-feira, 9, na sede da Associação Umbu Lunga. A fábrica de doces conta com parceria para a venda de polpas de frutas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A produção começará no meio deste mês.

“Às vezes, andava por aqui e ficava me perguntando: – Qual seria a alternativa, qual o potencial dessa comunidade, o que podemos criar para geração de renda? Ficávamos na dúvida, porque o solo é fraco para investimento da agricultura. Daí, surgiu o projeto e só temos que agradecer a parceria da Secretaria de Agricultura do município por contratar os cursos do Senai para a capacitação profissional desses associados”, contou

Luiz Tavares, da secretaria de Administração de Taquarana. Ele disse, ainda, que os produtos serão comercializados para toda a região.

A atuação do Senai na qualificação da mão de obra da comunidade será mais um elemento que elevará a competitividade e o desenvolvimento da região. Foi o que afirmou a gerente da Unidade Integrada Sesi/Senai de Arapiraca, Thiana Cysneiros.

“Nossa missão vai além da capacitação técnica, pois proporciona ao aluno infinitas possibilidades. Acreditamos no sucesso que fará a Associação Umbu Lunga. Atualmente, o cliente compra o produto e a sua história”, complementou a instrutora de alimentos do Senai, Luciane Jerônimo.

A marca Umbu Lunga foi criada por Francisco da Silva, morador de Taquarana, que justificou a criação a partir da composição do nome ‘umbu’, dedicado ao centenário umbuzeiro, com a identidade do povoado Poços do Lunga. “Estava sentado em casa meditando sobre uma marca que tivesse história, daí me veio esse nome e quando levei para os associados todos aceitaram!”, lembra.