Geral

Cineasta Cacá Diegues toma posse na Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Nelson Pereira dos Santos

10/04/2019
Cineasta Cacá Diegues  toma posse na Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Nelson Pereira dos Santos

O cineasta Carlos (Cacá) Diegues toma posse na Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na sucessão do Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos (falecido no dia 21 de abril do ano passado), no dia 12 de abril, sexta-feira. A solenidade será no Salão Nobre do Petit Trianon (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro).

Cacá Diegues será recebido, em nome da ABL, pelo Acadêmico, poeta e tradutor Geraldo Carneiro. Antes, discursará na tribuna. Ao terminar, assinará o livro de posse. A seguir, o Presidente da ABL, Marco Lucchesi, convidará o Acadêmico Merval Pereira para fazer a aposição do colar; o Acadêmico José Sarney (decano presente) para entregar a espada; e o Acadêmico Zuenir Ventura para entregar o diploma. O Presidente, então, declarará empossado o novo Acadêmico.

Os ocupantes anteriores da cadeira 7 são: Valentim Magalhães (fundador) – que escolheu como patrono Castro Alves –, Euclides da Cunha, Afrânio Peixoto, Afonso Pena Júnior, Hermes Lima,Pontes de Miranda, Dinah Silveira de Queiroz e Sergio Corrêa da Costa.