Geral

Camerata Ero Dictus dá início à temporada de 2019 do projeto Quartas Eruditas

23/04/2019
Camerata Ero Dictus dá início à temporada de 2019 do projeto Quartas Eruditas

O projeto Quartas Eruditas abre a temporada de concertos gratuitos de 2019, nesta quarta-feira, às 15h, na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, com a apresentação da Camerata Ero Dictus.

O projeto é aberto ao público em geral, porém grupos de escolas e instituições sociais devem agendar gratuitamente a ida ao concerto pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected].

“É uma imensa alegria retomar o Quartas Eruditas, abrindo novamente as portas para um grande parceiro que é o Instituto de Cultura Ero Dictus. Iniciaremos a temporada com casa cheia, como tem sido nos últimos anos, graças a outra importante parceria com os representantes das escolas e grupos sociais que abraçam o projeto. É lindo de ver as crianças tendo contato com a música de concerto desde cedo e tomando gosto por essa arte”, afirmou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Com coordenação artística e regência de Max Carvalho, coordenação instrumental de Jordão Santos e vocal de Douglas Nascimento, a camerata traz no repertório Besinha, de Misael Domingues, Solfeggietto in C minor, de Carl Philipp Emanuel Bach, Marianna, de T. Mattei, Intermezzo (da Ópera Cavalleria Rusticana), de Pietro Mascagni, Bist dur bei mir ( do Anna Magdalena’s Bach Book, 1725), de Gottfried Stölzel/Johann Sebastian Bach, Domine Deus (do Gloria), de Antonio Vivaldi e Gloria in excelsis Deo (do Gloria), Antonio Vivaldi.

Para esta apresentação, são esperados alunos das Escolas Municipais Deraldo Campos, Kátia Assunção, Hevia Valéria e do Grupo Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Misericórdia, totalizando quase 300 pessoas.

“É gratificante ver um projeto que começou de forma tão tímida, com um público pequeno, crescer e se consolidar. O Quartas Eruditas já faz parte do calendário das escolas, está sempre com sala lotada e isso se deve a um trabalho incansável de formação de plateia que a Diteal vem realizando ao longo dos anos, especificamente neste projeto, junto com o seu parceiro Instituto de Cultura Ero Dictus”

O projeto chega ao quinto ano e é realizado por meio de uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, e o Instituto de Cultura Ero Dictus com o objetivo de promover a música de concerto, reafirmar o compromisso da arte com a educação e formar plateias.

As apresentações ocorrem sempre na última quarta-feira do mês e, excepcionalmente, na segunda quarta-feira, no período junino e natalino. Este ano, estão previstos oito concertos sempre um novo repertório a cada apresentação, com uma média de 300 alunos da rede pública de ensino por concerto.

“O Quartas Eruditas é um projeto exitoso, que já se apresentou para um público de sete mil crianças da rede pública. Fruto de uma parceria com a Diteal, o projeto visa robustecer o movimento da música de concerto em nosso estado, formação de plateia, descoberta de novos talentos e a desmitificação da música de concerto, levando esse tipo de música ao conhecimento das crianças da rede pública com a competência e sensibilidade artística do nosso Maestro Max Carvalho e de todo o grupo.  Estão todos convidados para nos prestigiar com sua presença e entusiasmo, afinal vocês são a razão de ser desse vitorioso e já consolidado Quartas Eruditas”, disse o presidente do Instituto de Cultura Ero Dictus, Benedito Pontes.

Serviço:

Projeto Quartas Eruditas – Concerto da Camerata Ero Dictus.

Quando – Quarta-feira (24/04), Às 15h.

Local – Sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

A entrada é gratuita.