Alagoas

AL Previdência garante que desconto previdenciário no rateio do Fundeb, em 2018, contará para aposentadoria de professores

11/04/2019
AL Previdência garante que desconto previdenciário no rateio do Fundeb, em 2018, contará para aposentadoria de professores
Na sessão ordinária da quarta-feira (10), os deputados estaduais de Alagoas votaram o veto governamental parcial ao projeto de lei que trata do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O veto se deu a emenda apresentada pelo deputado Davi Maia que proibia o desconto previdenciário, visto que o valor não conta para a aposentadoria do servidor da educação do estado.
No plenário, o veto governamental foi mantido: 10 deputados votaram pela derrubada e 6, por manter. Regimentalmente, seriam necessários, no mínimo, 14 votos para a derrubada de vetos.
Entretanto, uma boa notícia para os professores. Ao final da sessão, o deputado Davi Maia apresentou documento enviado pelo diretor-presidente do AL Previdência garantindo que o valor descontado, no rateio referente a 2018, poderá ser usado pelos servidores em sua aposentadoria.
“É uma vitória para a categoria. Mostra que nossa mobilização valeu a pena. Mas, infelizmente, apresenta uma desarticulação política do governo. Estamos debatendo a pauta há dois meses e, só agora, essa informação importante chega”, comentou Maia.