Alagoas

Encontro promove integração entre bibliotecários de Alagoas

13/03/2019
Encontro promove integração entre bibliotecários de Alagoas

Qual o papel da biblioteca na sociedade contemporânea? Como a biblioteca se posiciona num mundo tomado pelo digital? Questionamentos como esses moveram o III Encontro dos Bibliotecários Alagoanos, realizado nesta terça-feira (12), pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Mediado pela Escola de Governo de Alagoas (Egal), o evento, neste ano, compôs a programação da Semana Acadêmica de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contou com palestras dos professores Ronaldo Araújo e Marcos Prado.

“Ser bibliotecário é viver desafios constantes com as políticas públicas, com as políticas institucionais, com a sociedade, com a economia. Nós, profissionais da área, estamos em permanente desafio e, por isso, precisamos estar cada vez mais alinhados, juntar forças em momentos como esses”, afirmou Marcos.

De acordo com uma das responsáveis pelo encontro e supervisora da Biblioteca Luiz Sávio de Almeida, Gorileide Pereira, a iniciativa, que já virou tradição entre a categoria, tem o intuito de celebrar o Dia do Bibliotecário, promover uma maior integração entre os profissionais da área e levantar questões que circundam seus ofícios.

“Estamos com o coração muito alegre por reunir professores, estudantes e bibliotecários aqui na Escola. É muito bom ver esse encontro crescer cada vez mais ao longo dos anos e movimentar a cena da biblioteconomia no estado. É importante que ressaltemos, no dia de hoje, o papel social, de multiplicadores de conhecimentos, que desempenhamos diariamente”, reforçou Gorileide.

A expectativa, de acordo com a Escola de Governo, é que novos encontros da área aconteçam ao longo do ano.