Geral

Cristo do Goiti: monumento histórico vai ganhar nova ‘cara’ e fomentar o turismo

14/03/2019
Cristo do Goiti: monumento histórico vai ganhar nova ‘cara’ e fomentar o turismo

Cristo de Goiti, de cerca de 24 metros de altura, existe desde o ano de 1979/ Foto: Cortesia

Desde 1979, o Cristo do Goiti é um dos atrativo turístico e cultural para quem visita a cidade de Palmeira dos Índios. O monumento histórico fica localizado na Serra do Goiti, a mais de 500m de altitude, cuja área era conhecida pela grande quantidade de goitizeiro ou oitizeiro (oiti é o fruto desta árvore-símbolo da Região Nordeste).

A famosa estátua do Cristo Redentor, com 24,5 metros de altura, se tornou um símbolo não somente de Palmeira, mas de todo interior alagoano, e é uma importante obra que vai agraciar o setor turístico do agreste e sertão de Alagoas.

A reforma e ampliação, iniciada lentamente em 2016, deve muito ao apoio do ex-ministro do Turismo e atual deputado federal, Marx Beltrão (PSD), que ajudou a liberar recursos federais para o andamento dos trabalhos.

Em conversa com o Blog Kléverson Levy, o secretário municipal de Infraestrutura, João Lessa, falou da importância do Cristo do Goiti para região do agreste.

João Lessa destacou ainda o empenho de Beltrão para destravar os recursos necessários ao andamento da obra. Na oportunidade, o secretário ressaltou o monumento como resultado de uma ação que vai aumentar o fluxo turístico na terra de xucurus-kariris.

“Os entraves da obra foi destravar grandes burocracias que existiam na Caixa Econômica e pela falta de recursos. Estivemos em Brasília, junto ao deputado federal Marx Beltrão, e conseguimos os repasses necessários em torno de R$ 1,5 milhão (hum milhão e quinhentos mil reais) para conclusão dessa tão importante obra de Palmeira. Diante disso, o Cristo do Goiti é valioso para o desenvolvimento turístico e cultural da nossa cidade. A estátua do Cristo Redentor, com uma bela vista que fica à altura do município, sem dúvidas, é o local mais visitado para quem aprecia o turismo religioso. O próximo passo é focar na obra do Lago do Goiti, que está licitada e com contrato pronto para assinatura da ordem de serviço, e será uma das maiores obras da história de Palmeira dos Índios”, explicou.

Portanto, o espaço no entorno do Cristo do Goiti também terá um restaurante panorâmico, sendo mais uma referência da gastronomia da região, e logo entrará na rota de especialistas em culinária, a exemplo da jornalista Nide Lins.

“O mais relevante para o povo é que – iniciada na gestão atual ou não – o poder público tem que fazer sua parte de usar bem os recursos públicos em prol da população e do desenvolvimento da região. Palmeira dos Índios está de parabéns pela grande obra que pode significar a redenção do turismo da região, se for bem utilizada, e pela grande quantidade de equipamentos públicos que serão entregues à população”, concluiu João Lessa.

#VidaQueSegue

Redes Sociais: Kleversonlevy

Email: [email protected]m